Dica de Redação: Memorização e Aprendizagem

O segundo dia de provas do Enem contém 90 questões de Linguagens e Matemática mais a redação. Muitos alunos questionam se é recomendado fazer a redação antes ou depois das questões, ou seja, no início ou final do exame.

Nós temos uma técnica para sugerir aos estudantes, a qual pode ser treinada estudando em casa e até mesmo em simulados para saber se será proveitosa para si, já que isso é bastante subjetivo, alternando de pessoa para pessoa.

A estratégia se baseia em realizar o segundo dia de provas na seguinte ordem:

  1. Ler a proposta de redação
  2. Realizar um esboço (planejamento) da redação
  3. Escrever o texto no rascunho
  4. Resolver as questões
  5. Reler a redação do rascunho
  6. Corrigir possíveis erros e fazer adaptações necessárias
  7. Passar a redação a limpo na folha definitiva
  8. Terminar questões pendentes e preencher o gabarito

Essa técnica tem como pressuposto alguns conhecimentos da neurociência sobre como nossa memória funciona. Em um artigo da Revista Escola são explicados os resultados de algumas pesquisas sobre memorização e como isso é interpretado por teóricos da área de aprendizagem.

Aplicando isso à técnica proposta para realização da redação nas provas, temos que 1 a 3 são processos de criação, nos quais aquilo que foi escrito ainda está “fresco” na memória. Dessa forma, ao reler algo que acabou de ser escrito, é possível que você não revise o que realmente está escrito mas sim aquilo que você pensa ter escrito, aquilo que está em sua mente. Fica difícil, assim, identificar seus próprios erros.

Após os passos 4 e 5, sua mente já limpou o processo de criação, já que não se lembra claramente do que escreveu. Fica mais fácil, agora, iniciar a fase de correção e aperfeiçoamento da redação descritos nas etapas de 5 a 7.

Coloque essa técnica em prática treinando em casa a realização de dissertações. Substitua a etapa intermediária (Processo 4) por qualquer outra atividade que o distrai do seu texto por, pelo menos, uma hora. Leia outra coisa, faça exercícios ou simplesmente descanse antes de reler novamente sua redação. Esperamos que isso o ajude a identificar mais seus erros para finalizar o desenvolvimento do texto da melhor maneira possível, eliminando “erros bobos”.

Para ajudá-lo ainda mais nessa tarefa, conheça nosso Treinamento de Redação para o Enem, que tem 30 propostas de dissertação e acompanhamento com um professor especialista em produção textual, que irá corrigir seus textos de acordo com os critérios do Enem dentro do prazo máximo de 7 dias. Se interessou? Então clique aqui e saiba mais sobre como se cadastrar em nosso Programa de Correção de Redação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.