Dicas de como estudar (e resolver) questões do Enem

No ultimo dia 19, a equipe do infoEnem esteve presente numa palestra promovida pelo cursinho da Etec da cidade de São Roque (SP).

Primeiramente cabe ressaltar o belíssimo trabalho realizado pelo referido cursinho que, embora popular (atendendo quase que exclusivamente alunos da rede pública de ensino), atinge níveis de aprovação excelentes, colocando diversos estudantes nas grandes universidades públicas do país, como USP, Unicamp, Unesp e UFRJ.

Referente ao evento, o palestrante foi o engenheiro Gilberto Alvarez, o professor Giba, diretor do cursinho da Poli de São Paulo. Dentre tantos assuntos sobre o Enem tratados na palestra, destacamos um que chamou bastante nossa atenção.

Giba ressaltou a importância de manter-se antenado, principalmente através de boas leituras. Afinal, uma das características da prova do Enem é exigir dos estudantes a habilidade de fazer relações entre imagens e acontecimentos históricos.

Um dos exemplos dado pelo palestrante foi uma questão que apareceu na prova do Enem do passado (2012) e que reproduzimos aqui para vocês:

Questão – Enem 2012

A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por

a) letras e melodias com características amargas e depressivas.
b) arranjos baseados em ritmos e melodias nordestinos.
c) sonoridades experimentais e confluência de elementos populares e eruditos.
d) temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular.
e) ritmos contidos e reservados em oposição aos modelos estrangeiros.

 

Antes de falar sobre a dica, vamos dar uma olhada na resolução da professora Margarida Moraes, formada pela Universidade de São Paulo (USP):

 

Alternativa C
Para a resolução desta questão é necessário possuir conhecimentos a respeito dos movimentos de contracultura e tropicalismo; somente as informações fornecidas não são suficientes. A contracultura é um movimento cujo auge se deu na década de 1960 e cujas ideias de contestação social e de cultura alternativa e marginal eram difundidas utilizando-se os meios de comunicação de massa. O movimento mais conhecido dentro da contracultura é o movimento hippie. Na esteira dessas ideias, sob influência de correntes artísticas de vanguarda, do concretismo e da cultura pop, surgiu o Tropicalismo. Esses movimentos se caracterizaram pelo experimentalismo em termos de sonoridades e pela mescla de elementos populares e eruditos, como apresentado na alternativa C.

 

*Essa resolução foi retirada das apostilas preparatórias para o Enem 2013, do portal infoEnem. Para conhecer mais sobre o material, clique aqui.

Como podemos ver, de fato, a solução da questão passa por diversas etapas. Primeiramente pela análise da figura. Depois pela identificação do contexto da época. E por fim, pela conexão entre a figura e o período histórico.

Dessa forma, além do estudo (afinal, era necessário saber o que estava acontecendo no referido período) a boa interpretação de figuras e uma leitura atenta são armas essenciais para conseguir fazer a relação e chegar as respostas corretas em questões dessa natureza.

E, como bem ressaltou o professor Giba na palestra, são diversos exemplos de questões do Enem que exigem dos estudantes exatamente esse tipo de reconhecimento e interpretação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.