Dicas de Estequiometria (Química) das Apostilas Enem 2014

Quem acompanha frequentemente as postagens do Portal infoEnem já sabe que, semanalmente, procuramos publicar artigos com dicas pontuais sobre determinados conteúdos das disciplinas ou orientações e estratégias de estudo para o exame.

Hoje abordaremos um assunto que é pedida certa não somente no Enem, mas em qualquer grande vestibular. Trata-se da estequiometria, um dos principais conteúdos da disciplina de Química.

Em síntese, podemos entender a estequiometria como sendo o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas, podendo ser calculada em mols, massa, volume, número de átomos e moléculas.

É importante compreender que a estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas, a qual determina que todos os átomos que estiveram presentes no início de uma reação química, também estarão no final. Desta forma, eles podem se reorganizar a fim de completar a reação, mas a massa total do meio permanece a mesma.

Você deve estar se perguntado: Mas como as questões do Enem cobram esse conteúdo? Normalmente com exercícios que trazem reações químicas e pedem respostas ligadas a quantificação de um dos reagentes ou produtos desta equação, sempre relacionando com atividades do nosso cotidiano, característica única do Enem.

Para exemplificar, vamos dar uma olhada nesta questão que apareceu no Enem de 2012, solucionada pelo nosso professor Jeferson dos Santos, formado pela UNICAMP.

Enem 2012 – Caderno Branco – Questão 49

No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO 2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO 2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha.

Um hamburguer ecológico? É pra já! Disponível em:http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C 4 H 10 ), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de

Dados: CO 2 (44 g/mol); C 4 H 10 (58 g/mol)

a) 0,25 kg.
b) 0,33 kg.
c) 1,0 kg.
d) 1,3 kg.
e) 3,0 kg.
 
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa B

A resolução desta questão passa pela montagem da equação de queima do butano e cálculos das quantidades envolvidas no processo que seriam:

Efetuando a regra de três, teremos:

Comentário: Questão interessante, pois, aborda assuntos importantes de ecologia e meio ambiente, além de temas muito discutidos no ensino médio como combustão de compostos orgânicos e estequiometria. Um cuidado importante que o aluno deve tomar é no momento da construção da reação de combustão, pois, além de saber montá-la, é preciso balanceá-la. Observe as aproximações em negrito. Para facilitar o cálculo, utilizamos um truque que nem sempre é possível, porém como as respostas nas alternativas não são muito próximas uma das outras, podemos calcular rapidamente.

Conteúdos envolvidos: Química orgânica, reação de combustão e estequiometria.

 
Conforme a resolução do prof. Jeferson, podemos observar três dicas básicas que valem para a solução de qualquer questão de estequiometria. Vamos a elas.

1- Saber montar a equação química do processo.
2- Equilibrar ou balancear os coeficientes estequiométricos da equação química. Neste caso, lebre-se de que a mesma quantidade de átomos de cada tipo deve aparecer em ambos os lados da equação.
3- Montar a proporção baseando-se nos dados e nas perguntas do problema (massa-massa, massa-quantidade em mols, massa-volume etc.). A maneira mais simples para isso é através da regra de três.

Como sempre reforçamos em nossos artigos, apenas leitura não deixará ninguém efetivamente preparado para certo conteúdo, especialmente em assuntos que exigem cálculos. Por isso recomendamos que o estudante pratique muito, resolvendo várias questões e listas de exercício.

Uma boa dica aqui são nossas Apostilas para o Enem 2014, que trazem mais de 900 questões das últimas edições do Enem para você praticar e depois estudar através das resoluções e explicações de nossos professores. Aliás, a resolução e comentários da questão acima foram retirados de nossas apostilas. Clique aqui para conhecer mais sobre nosso material.

Bons estudos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.