Dicas de estudo das Apostilas Enem 2014 do Portal infoEnem

Quando se fala em preparação para uma prova com características tão únicas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vemos muitos candidatos saírem ansiosos em busca dos conteúdos, competências e habilidades exigidas no exame.

Entretanto, o que se deve ter em mente é que uma preparação sólida para o Enem não deve levar em conta somente os assuntos que serão cobrados na prova. Claro que são fundamentais e devem ser estudados, porém um planejamento que não conte com a realização de exercícios, simulados e provas anteriores, NÃO terá eficácia e certamente não trará os melhores resultados.

Veja as principais vantagens de quem utiliza este método de estudo em sua preparação:
 

Adaptação ao modelo da prova

O Enem traz 180 questões mais a redação para serem resolvidos em 10 horas de prova, divididas em dois dias. Somando isso ao enorme volume de textos e informação que as questões trazem, o candidato precisa de uma boa dose de resistência física, controle emocional e capacidade de atenção /concentração para realizar a prova. E todas estas variáveis são treináveis, ou seja, quanto mais se pratica, mais se evolui em cada uma delas.
 

Detectar as disciplinas/conteúdos que devem receber maior atenção

Quando realiza edições anteriores, ao fazer a correção e observar os gabaritos, você irá automaticamente diagnosticar e perceber quais matérias está com mais dificuldades, podendo organizar seu planejamento e direcionar os estudos da maneira mais eficiente possível.
 

Avaliar a eficiência de seus estudos

Aqui, além das provas anteriores, merecem especial atenção os simulados. Fazendo pelo menos um simulado por mês e analisando seus resultados, você pode avaliar se seus métodos de estudo do conteúdos estão no caminho certo ou se precisam sofrer ajustes.
 

Aprender a administrar o tempo durante a realização das provas

Apesar de 4 horas e meia num dia e 5 horas e meia no outro parecerem uma eternidade, o relógio é o principal inimigo do candidato no Enem. Descontando o tempo para preenchimento do gabarito e cerca de uma hora para a redação, você sabia que terá uma média de menos de 3 minutos para responder cada uma das 180 questões do exame? E como se acostumar com esta estratégia? Simples, treinando!
 

Fixar os assuntos teóricos estudados

Como dissemos no início do artigo, a leitura isolada não é suficiente para o estudante fixar os conteúdos. É necessário resolver exercícios e se deparar com questões diferentes para entender tudo o que foi estudado de fato.
 
Percebe o quanto esta estratégia é fundamental para garantir um ótimo resultado no exame? E é justamente esta a proposta de nossas Apostilas para o Enem 2014. Focadas especificamente no formato da prova, trazem as últimas 5 edições do exame (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013) resolvidas, explicadas nos mínimos detalhes e comentadas por nossa seleta equipe de professores.

O kit contém 4 apostilas (uma para cada área do Enem), as quais apresentam primeiro as questões para serem resolvidas e, na segunda parte, as soluções e comentários de nossos professores. Ao todo o material traz mais de 900 questões que vão tornar você um verdadeiro especialista no exame.

Veja abaixo um exemplo de questão de porcentagem, assunto frequentemente cobrado no Enem, resolvida e comentada pelos professores Luis Gustavo Grimm e Ana Luísa S. Tagliolatto, ambos formados pela UNICAMP.

Enem 2012 – Caderno Amarelo – Questão 171

Um laboratório realiza exames em que é possível observar a taxa de glicose de uma pessoa. Os resultados são analisados de acordo com o quadro a seguir.

Um paciente fez um exame de glicose nesse laboratório e comprovou que estavam com hiperglicemia. Sua taxa de glicose era de 300 mg/dL. Seu médico prescreveu um tratamento em duas etapas. Na primeira etapa ele conseguiu reduzir sua taxa em 30% e na segunda etapa em 10%. Ao calcular sua taxa de glicose após as duas reduções, o paciente verificou que estava na categoria de

a) hipoglicemia.
b) normal.
c) pré-diabetes.
d) diabetes melitos.
e) hiperglicemia.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS:

Alternativa D

Esta questão iremos resolver de duas maneiras, ficando a cargo do aluno escolher a que lhe é mais familiar:

Primeira maneira:

img2

Segunda maneira:

Portanto o paciente se encontra na categoria Diabetes Melitos.

Comentário: A 2a maneira traz um cálculo mais rápido, porém o aluno precisa estar familiarizado com este método. Os fatores foram obtidos, por se tratar de um desconto, da seguinte maneira: 0,7 = 70% = 100% − 30% e 0,9 = 90% = 100% – 10%.

Conteúdos envolvidos: Porcentagem.

 

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