Dicas de estudos para a redação do Enem

Preparar-se para vestibulares e concursos não é uma tarefa fácil e sim árdua, já que requer quase que uma disciplina militar nos estudos e essa dificuldade aumenta para o candidato que não frequenta mais a escola e/ou um cursinho preparatório; quem estuda em casa deve ter uma rotina rígida para preparar-se da melhor maneira possível e isso também vale para quem frequenta a escola ou um cursinho em um turno e estuda em casa o restante do dia.

Manter esta rotina é essencial, pois nesta etapa deve haver foco; obviamente deve haver momentos de lazer e descanso, afinal, o estresse deve ser controlado e o relaxamento ajuda, mas o candidato não pode distrair-se ao longo dos estudos e, para auxiliá-los, leitores, nesta complicada tarefa, listamos algumas coisas que devem ser evitadas e outras que devem ser feitas na preparação para o Enem e demais exames, principalmente em relação aos estudos para a prova de redação.

Escrever uma redação (e, posteriormente, na universidade, um artigo científico, um ensaio, uma monografia, dentre outros gêneros), assim como estudar matemática, física, biologia e as demais matérias escolares não é algo fácil, pois além da técnica requerida há o fator “gostar” que influencia neste processo de aprendizagem; muitas pessoas afirmam não gostarem de ler e escrever e isso pode ser resultado de uma falta de hábito ensinada e incentivada pela família na infância, por exemplo, já que ler é sim um hábito que se cria no dia a dia da criança e do adolescente. Assim, quem gosta e possui a rotina de ler, consequentemente, gosta e vê na leitura não uma obrigação, mas um prazer.

A escrita vai, também, por este mesmo caminho e é na escola que nos são apresentados os diversos e inúmeros gêneros que devemos aprender a ler e a escrever para que possamos atuar, na sociedade, como cidadãos críticos e protagonistas e, o vestibular, assim como o Enem, é a porta de entrada para uma das esferas mais importantes da sociedade contemporânea: a universidade. Seja qual exame vestibular que vocês, leitores, prestarão, as dicas a seguir irão lhes auxiliar na preparação e nos estudos para a redação.

1. Não deixem para amanhã o que deve ser feito hoje
Uma rotina de estudos deve ser muito bem planejada e, para isso, o primeiro passo é organizar o seu tempo: dividam seus dias de acordo com os seus compromissos, mas sem se esquecer das horas de descanso e lazer (por exemplo, não deixem de ter as horas de sono necessárias para o seu corpo). Separado o tempo para os estudos em casa, divida-o entre as matérias e, em todas elas, não adiem suas tarefas e tentem não se distrair, pois, é sempre assim: basta nos sentar para estudar que algo nos distrai; tudo parece mais atrativo e interessante do que o que estamos lendo e/ou escrevendo.
Em relação aos estudos de redação, reservem um espaço de tempo adequado para estudar e ler os temas e para escrever o texto, o que deve ser feito com calma e tranquilidade em alguns dias e de modo controlado em outros, como se fosse o dia do Enem.

2. Estudem no seu melhor momento do dia
Há pessoas que “funcionam” melhor de manhã, outras pela tarde, outras à noite e outras pela madrugada. Encontrem o seu período do dia de melhor funcionamento e estudem nele e não, de novo, se distraiam. Deixem o lazer, o descanso, o acesso às redes sociais, a televisão etc para os momentos do dia em que vocês “funcionam” mais devagar.
Mais próximo das datas dos vestibulares e do Enem, não acessar as redes sociais para focar-se mais e melhor é uma orientação plausível para que haja mais foco e dedicação. Uma rotina monástica neste período final é necessária para algumas pessoas.

3. Não sejam perdidos
Além de organizar o tempo e o dia a dia, no momento de estudar a redação em si (a dissertação-argumentativa no caso do Enem), planejem também o modo como escreverão este texto. Como o Enem sempre pede um texto dissertativo-argumentativo, sabe-se, ensina-se e aprende-se que este possui uma estrutura fundamentada e, portanto, organizar esta escrita é essencial e, para isso, o rascunho deve fazer parte da rotina dos estudos de redação, pois é nesta etapa em que o planejamento deve ser construído.

4. Leiam; atualizem-se
Não nos cansamos de repetir que, para sair-se bem na redação do Enem, o candidato deve estar atualizado acerca dos temas atuais da sociedade brasileira, já que este é o foco das propostas de redação do exame. Portanto, não economizem nas leituras de jornais, revistas e páginas da internet confiáveis.

5. Atentem-se ao visual da redação
Ao escrever um texto, prestem atenção na caligrafia, isto é, se a letra de vocês é legível e se há obediência em relação as margens e ao número de linhas disponíveis. A folha definitiva da redação do Enem contém trinta linhas, então, em seus estudos, usem apenas esta quantidade para escrever as suas redações.

6. Conversem com os seus professores e/ou familiares e amigos
Quando o seu professor entregar a sua redação corrigida, não vá sentar-se em sua cadeira e guardar o seu texto para nunca mais vê-lo; conversem com o seu professor, troquem ideias com seus amigos, vejam e analisem o que eles escreveram e reescrevam as suas redações.

Para aqueles que não mais frequentam a escola ou que não vão a cursinhos, apenas estudam em casa, conversem com seus familiares e amigos; mostrem seus textos a eles e vejam se há convencimento, argumentação e entendimento, já que sua dissertação-argumentativa deve ser lida e entendida por qualquer pessoa.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.