Dicas de inteligência emocional para a prova do Enem

Há vários momentos em nossa vida nos quais precisamos agir sob pressão: no trabalho, no trânsito, na escola, em uma discussão, em um debate sobre eleição nas redes sociais, em um telefonema com a telemarketing, etc. O vestibular é um desses momentos em que o candidato pode se sentir sob pressão.

Podemos esperar que as situações determinem como iremos nos sentir ou assumir o controle da situação e sermos decisivos quanto a nossos sentimentos. Para isso, é necessário sair da zona de conforto e não nos vermos como vítimas. Quem determina a forma como reagimos às situações é a inteligência emocional e ela pode ser praticada quando buscamos aprender com o momento.

Por isso, preparamos uma lista de dicas para você chegar emocionalmente inteligente no Enem e não deixar que o nervosismo atrapalhe seu rendimento!

1) Não ignore a emoção

Para agir racionalmente em um momento de estresse, é muito importante ter autoconhecimento. Reconheça suas próprias emoções para poder pensar sobre suas razões. Ou seja, não finja que está tudo bem se sentir pernas agitadas, ansiedade, mãos suadas, raciocínio confuso, etc.

2) Acalme-se

Quando se perceber sob pressão e estresse, pare o que estiver fazendo e respire. Não insista em continuar lendo um enunciado ou fazendo uma conta se não estiver se sentindo bem ou concentrado. Pare, respire, beba uma água e, se necessário, vá ao banheiro, jogue uma água no rosto e passe um tempinho sentado fora da sala.

3) Concentre-se em seu foco

Não se preocupe com o que a pessoa ao seu lado está comendo, em quantos já terminaram a prova, se estão fazendo a redação primeiro, etc. Todas essas possíveis situações são apenas curiosidades. Concentre-se em seu tempo e em sua prova!

4) Não se influencie pelo nervosismo alheio

Pode acontecer de você estar calmo até sair de casa, mas ao encontrar com conhecidos no local de prova e conversar sobre conteúdos, questões ou outras coisas relativas ao vestibular, você se apavore simplesmente por entrar na vibe deles. Procure não ficar na companhia de pessoas emocionalmente descontroladas.

5) Confie em você

Você se preparou e tem um objetivo ao estar ali. Seja responsável consigo mesmo e comprometa-se a dar o seu melhor. Confie em sua capacidade e mantenha o foco em seus resultados!

O Enem está logo aí. A pressão existe, mas o seu nervosismo não precisa acompanhar! Esperamos que essas dicas o ajudem a estar emocionalmente mais preparado!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.