Dicas de leitura para o Enem 2014 – lixo, plano real e raios

Frequentemente postamos aqui no Portal infoEnem dicas para você melhorar sua preparação e consequentemente o desempenho no Enem 2014. E duas orientações que se repetem nos variados artigos são o exercício da leitura e a necessidade de manter-se atualizado com fatos e notícias relevantes.

Para lhe dar uma forcinha no desenvolvimento de tais estratégias, bem como aproveitar da melhor maneira possível seus próximos 30 minutos, selecionamos três interessantes indicações de leitura para o texto de hoje. Trouxemos assuntos que, de alguma maneira, podem aparecer nas questões ou até mesmo na redação do Enem.

Vamos a elas:

1) Os desafios da era do lixo:

Você sabia que cada um de nós brasileiros é responsável por produzir aproximadamente 375 Kg anuais de lixo urbano? Esta excelente matéria, publicada em 2011 no site Planeta Sustentável, mostra as origens históricas do acúmulo de lixo, um panorama geral da situação brasileira apontando os vilões desta realidade, bem como compara nossa situação com a de países desenvolvidos, mostrando que é possível transformar este problema em lucro.

2) 20 anos do Plano Real: sete reflexões sobre a estabilização:

Introduzido na economia brasileira em 1994, o Plano Real completou duas décadas de existência neste ano. Apesar de vencer sua principal batalha ao reduzir e controlar a super inflação, ainda há muito a ser feito. Veja neste artigo do Estadão quais são os desafios e legados do Plano Real no ponto de vista de personagens influentes.

3) Brasil: o país dos 100 milhões de raios:

Terremotos, tsunamis, furacões, ciclones e vulcões. Estamos livres de todos estas ameaças da natureza. Em contrapartida, nosso país é o maior alvo de raios do mundo! Mas afinal, como e por que isso acontece? Quais os impactos, prejuízos e danos para nossa país? As respostas para estas e outras perguntas você vê nesta ótima publicação da Revista Superinteressante.

Boa leitura e até a próxima!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like