Dicas de Leitura Para o Enem: da Teoria do Caos à Miopia

Nossas dicas de hoje sobre atualidades para o Enem estão cheias de curiosidades. Você sabe como o universo começou? Sabe o que é efeito borboleta? Sabe explicar por que algumas pessoas precisam usar óculos? Então se ligue e confira o que a ciência diz!

 

1. Teoria do caos

Já assistiu ao filme Efeito Borboleta e achou muitas cenas confusas? O que você talvez não saiba é que o filme é baseado em uma teoria científica, a teoria do caos. Aliás, essa teoria é apelidada como Efeito Borboleta, termo utilizado para nomear o filme.

A revista Mundo Estranho fez um artigo que explica a teoria e suas principais aplicações. Aproveitando a indicação, se quiser refletir sobre a teoria e os eventos da vida, o filme encontra-se disponível no Youtube.

 

2. A origem do universo

A origem do universo sempre foi um questionamento humano de muita inquietação e que até hoje é uma incógnita. No decorrer dos séculos, diversos mitos surgiram na tentativa de suprir essa curiosidade. Nesse artigo da História Digital, são explicados os 10 mitos mais conhecidos sobre a criação do universo e da vida humana. Ao ler, repare como a maioria dos mitos tem algumas semelhanças.

Por outro lado, a ciência busca, através de estudos, elaborar uma teoria que explique a origem de tudo. Atualmente, a teoria mais aceita, por haver mais fundamentos e conseguir explicar a maioria dos fenômenos, é a Big Bang. Mas ela ainda não explica tudo e, por isso, outros estudos são realizados, como mostra esta matéria da Revista Galileu.

 

3. Miopia

Se você não usa óculos, talvez até desconheça que existam diferentes tipos de deficiência visual. Uma delas é a miopia que é a dificuldade de enxergar longe.

Algumas pessoas dizem que a miopia é hereditária ou até mesmo que ela é maior em pessoas que leem mais. Nessa reportagem da BBC, são explicados alguns fatores que causam a miopia segundo esclarecimentos de cientistas.

Boa leitura e até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.