Estamos a menos de 24 horas da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio. Muitos candidatos se prepararam desde o inicio do ano (ou antes disso) para estas provas, pois dependem delas para ingressar no ensino superior ou para concluir o ensino médio. Neste momento, a ansiedade pode aparecer de maneira a atrapalhar seu desempenho no exame.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas publicadas ao longo dos últimos meses que irão te ajudar a manter o foco e a tranquilidade na véspera do Enem 2012.

 

1. Diversão para relaxar e controlar a ansiedade: Sair com os amigos, jantar fora, ir ao cinema, namorar. Programas como estes são altamente recomendados, pois são tranquilos e distraem, diminuindo a ansiedade e deixando o candidato mais “solto”.  Quanto mais a vontade você estiver no momento da prova, maiores as chances de um bom resultado, concorda?

 

2. Cuidado com a alimentação e o sono: A dica aqui é para que você não quebre sua rotina de alimentação. Alterar muito o cardápio ou comer alimentos pesados pode atrapalhar na digestão, causar mal estar e até intoxicações. Ninguém aqui quer passar quatro horas e meia resolvendo questões numa situação desconfortável. Ou seja, evitar álcool, não cometer exageros e dormir bem resumem esse tópico.

 

3. Saiba suas obrigações como candidato: Documentos exigidos, local e horário de provas, material aceito etc. Para não ter problemas com todos os procedimentos e exigências do Enem, recomendamos que você leia este artigo: Veja 7 passos para não se complicar no Enem 2012.

 

4. Veja o que você não pode fazer antes, durante e depois do Enem 2012: A própria dica já fala por si só. Veja o artigo O que não pode no Enem 2012?.

 

5. Conheça 15 possíveis temas para a redação: O candidato que já estiver inteirado com o tema da redação do Enem certamente levará vantagem sobre os outros. Leia este ótimo artigo contendo 15 possíveis temas para a redação do Enem 2012.

 

6. Passos para fazer uma boa redação: O que fazer para não zerar na redação? Qual o número ideal de linhas? Qual o mínimo? O que pode comprometer minha redação? O que pode enriquecer? A resposta a estas perguntas você descobre no seguinte artigo: Dicas para a redação do Enem 2012.

 

7. Saiba como administrar o tempo durante a prova: Já teve a curiosidade de contar quanto tempo você tem para resolver cada questão do Enem 2012? Nós Já. Confira o artigo Como controlar o tempo no Enem 2012, leitura obrigatória para quem quer se dar bem no exame.

 

8. Caso tenha lido esse artigo sem acessar as indicações de leituras, volte e acesse cada uma. Certamente encontrará dicas que ajudará você a melhorar, e muito, seu desempenho logo mais.

 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.