Dicas Para Controlar a Ansiedade Antes do Enem

Estamos a pouco mais de uma semana do primeiro dia de provas do Enem 2021! Quando chegamos muito perto de provas tão importantes, como é o caso do Enem, é completamente normal que a tenhamos um pouco de ansiedade. Afinal, está chegando a hora de realizar o exame mais importante do país e para o qual nos preparamos há alguns meses (ou anos). No entanto, a ansiedade pode atrapalha-lo neste momento tão importante, além de prejudicar a sua saúde emocional. Sendo assim, vamos apresentar a seguir algumas dicas que podem ser importantes para ajudá-lo a diminuir (ou controlar) a sua ansiedade antes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Dicas para controlar a ansiedade

A medida que nos aproximamos do exame, a ansiedade tende a tomar conta dos estudantes, especialmente do público jovem, que se sente inseguro em relação à preparação. Veja então algumas dicas que irão te auxiliar durante este momento:

  • Controle seus pensamentos pessimistas: É completamente normal pensarmos nos resultados e tudo o que pode acontecer em um exame tão importante quanto o Enem. No entanto, pensamentos pessimistas podem atrapalhá-lo, principalmente quando estes pensamentos se combinam com a ansiedade. Desta maneira, é importante que você não pense em situações pessimistas antes do exame, focando nos fatores positivos da sua preparação e que irão te ajudar durante a prova.
  • Aprenda e pratique técnicas de respiração e relaxamento: A pressão e nervosismo que antecedem o Enem serão sentidos pela enorme maioria dos candidatos, mas você pode controlar o seu corpo para relaxar e se acalmar durante os períodos difíceis. Para isso, é possível incluir na sua rotina práticas de meditação, respiração diafragmática e de relaxamento muscular, que auxiliarão no controle desta ansiedade.
  • Prepare-se com antecedência: É claro que esta dica será válida para candidatos que participarão do Enem nos próximos anos, mas a dica é de fundamental importância. Ao se preparar para o Enem, não deixe para o último mês (ou mesmo para as últimas semanas). Isso porque o volume de matérias é elevadíssimo, e você poderá ficar nervoso em meio a este volume de conteúdo. Portanto, se prepare com antecedência, e utilize os momento finais que antecedem as provas para revisar alguns tópicos e descansar.
  • Se algo não sair como o esperado, nada estará perdido: Quando vamos participar do Enem, grande parte dos candidatos se pressionam para passar primeira e conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade. No entanto, isso costuma causar muita ansiedade, e irá te atrapalhar na reta final de preparação. É muito importante que você entenda que, o Enem é um exame complicado e que não problema algum em não passar na primeira tentativa. Você poderá utilizar o ano seguinte para corrigir os erros na sua preparação anterior e atingir resultados melhores. Portanto, não pense que tudo estará acabado se não conseguir passar!
  • Peça ajuda para profissionais: Se perceber que a ansiedade está te atrapalhando demais e não está conseguindo controlar este problema, não hesite em buscar ajuda de um profissional. O acompanhamento de um psicólogo poderá te orientar da melhor forma possível, e você certamente colherá benefícios deste acompanhamento!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação algumas dicas importantes para te auxiliar no controle da ansiedade neste período que antecede as provas do Enem. Diante de um exame tão importante e de candidatos com baixa idade, a ansiedade é um problema para muitos participantes, e pode atrapalhar (e muito) o seu desempenho no Enem. Assim, as dicas apresentadas acima podem auxiliá-lo neste momento de dificuldade, para que você atinja o seu melhor desempenho!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/