fbpx
Dicas para interpretação de gráficos no Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos tratar de um assunto importante para a matemática e também para as ciências da natureza, que são os gráficos! Para isso, vamos apresentar adiante dicas para trabalhar com estas questões no Enem e em outras provas, e também vamos apresentar uma questão do Enem para mostrar como este conteúdo é cobrado neste exame.

Dicas para a interpretação dos gráficos

Como cada gráfico irá tratar de um assunto diferente, não conseguiremos analisar cada particularidade. Desta maneira, vamos apresentar dicas gerais, para que você possa resolver estas questões com maior facilidade.

  • Dica 1: Avalie as informações do gráfico e compare com o exercício. Algumas vezes, os gráficos trazem informações complementares ao exercício. Assim, ao verificar suas informações, você poderá resolver o exercício de maneira mais fácil. Já que o gráfico está no exercício, aproveite para utilizá-lo ao seu favor!
  • Dica 2: Atenção com as unidades. Esta é uma dica sempre tratada em nossas séries, e vale a pena ressaltá-la. Confira se as unidades do gráfico estão de acordo com as unidades do texto ou da resposta. Avalie cada um dos eixos e veja se é necessário realizar algum tipo de conversão dos dados.
  • Dica 3: Analise os dados separadamente. Compreender como cada uma das variáveis se comporta é importante para a resolução do problema. Portanto, entenda todos os pontos antes de partir para a resposta!
  • Dica 4: Observe o contexto. Como dissemos na dica 1, o gráfico pode ser a chave para a resolução do problema. No entanto, o enunciado do problema pode ajudar (e muito!) no entendimento do gráfico. Portanto, se você está com dificuldades, leia novamente o texto e extraia todas as informações disponíveis!

Para utilizar estas dicas, veja a seguir uma questão do Enem, retirada da prova de 2019.

Questão do Enem utilizando gráficos

O serviço de meteorologia de uma cidade emite relatórios diários com a previsão do tempo. De posse dessas informações, a prefeitura emite três tipos de alertas para a população:

  • Alerta cinza: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será inferior a 10 °C, e a umidade relativa do ar for inferior a 40%;
  • Alerta laranja: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura deve variar entre 35 °C e 40 °C, e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%;
  • Alerta vermelho: deverá ser emitido sempre que a previsão do tempo estimar que a temperatura será superior a 40 °C, e a umidade relativa do ar for inferior a 25%.

Um resumo da previsão do tempo nessa cidade, para um período de 15 dias, foi apresentado no gráfico.

Decorridos os 15 dias de validade desse relatório, um funcionário percebeu que, no período a que se refere o gráfico, foram emitidos os seguintes alertas:

  • Dia 1: alerta cinza;
  • Dia 12: alerta laranja;
  • Dia 13: alerta vermelho.

Em qual(is) desses dias o(s) aviso(s) foi(ram) emitido(s) corretamente?

a) 1

b) 12

c) 1 e 12

d) 1 e 13

e) 1, 12 e 13

Alternativa correta: a.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!