Dicas para os últimos dias de estudo para o Enem 2013

Apenas onze dias separam os mais de 7 milhões de candidatos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013. E aí você pensa, não há muito mais o que fazer, certo? Errado. Estes últimos dias podem ser aproveitados para ¨polir¨ sua preparação, ajudando-o a chegar confiante e verdadeiramente pronto para o exame.

E como não poderia deixar de ser, separamos algumas dicas para lhe orientar nestes últimos momentos de seus estudos. Vale a pena conferir!

1. Não é hora de buscar novos conteúdos. Em menos de duas semanas não é hora de correr atrás de assuntos que você teve o ano inteiro para aprender, correto? Até pode reforçar determinadas matérias que está com dificuldade, mas o ideal é dar aquela revisada geral.

2. Saiba como administrar o tempo durante o exame. Que terá que responder a 180 questões e escrever a redação nos dois dias de prova temos certeza que você já sabe. Mas já parou para contar quanto tempo tem, em média, para responder a cada questão do Enem 2013? Não?!? Então saiba que você tem menos de 3 minutos por questão! Leia este artigo e veja nossa estratégia para não deixar que o tempo (ou a falta dele) seja o pior vilão nos dias 26 e 27.

3. Defina uma estratégia para resolução da prova. No primeiro dia de provas, você irá responder primeiro as questões de Ciências da Natureza ou as de Ciências Humanas? E no segundo dia, vai fazer a redação no início ou no final do exame? Se ainda não pensou a respeito, está na hora de dar atenção a esta estratégia, pois pode fazer toda a diferença no seu resultado. Começar pela área que você tem mais facilidade é um boa dica, pois ajuda a ganhar tempo e confiança no início da prova. Porém não é uma regra. O ideal é fazer simulados e descobrir, pela própria experiência, a qual estratégia você se adapta melhor.

4. Escreva redações. A redação representa 25% da sua nota final no Enem 2013. Portanto um bom desempenho nela é fundamental. E a única forma de aperfeiçoar sua escrita é praticando. Recomendamos que escreva 4 redações nestes últimos dias (2 por semana). Caso esteja na dúvida sobre o que escrever, utilize propostas de edições anteriores do Enem ou selecione alguns dos possíveis temas que separamos neste artigo.

5. Faça simulados e resolva provas anteriores. Esta é, de longe, a principal de nossas dicas. As dicas 2, 3 e 4 de nada adiantam se você não seguir esta. Afinal, aprender a controlar o tempo, definir uma estratégia de resolução das questões e escrever redações dependem exclusivamente de prática, treino. Por isso, resolver edições anteriores e fazer pelo menos um simulado nestes dias é essencial. Uma boa recomendação aqui consiste em nossas Apostilas para o Enem 2013, as quais trazem as últimas 4 edições do Enem para você treinar e depois estudar pelas resoluções e comentários de nossa equipe de professores.

6. Respeite seus limites. A tensão, pressão e ansiedade crescem muito nestes dias. E este tipo de sentimento só atrapalha você candidato, tanto nos estudos como principalmente na hora da prova. Respeitar os limites do seu corpo e mente é de suma importância para encontrar o equilíbrio emocional necessário para realizar uma boa prova. Confira esta matéria e veja nossas orientações sobre o assunto.

Seguindo à risca cada uma de nossas dicas, certamente você irá aproveitar da melhor maneira possível seus últimos dias de preparação para o Enem 2013.

E lembre-se, os dias 26 e 27 próximos podem ser decisivos no seu futuro, portanto mantenha-se focado e determinado em conquistar seus objetivos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.