Dicas Para Preencher o Gabarito do Enem

Estamos a menos de um mês do primeiro dia de provas do Enem 2021! As provas, que estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro deste ano são conhecidas pela extensão e grande volume de questões, que demandam atenção e concentração durante um longo período de tempo. Quando tratamos das provas do Enem, normalmente trabalhamos muito o modelo de questões do exame, assim como a prova de redação, que são fundamentais para o sucesso do candidato. No entanto, o gabarito também possui importância fundamental para o seu resultado, e muitas vezes é “esquecido” pelos candidatos. Desta maneira, vamos apresentar a seguir algumas dicas e atenções que você deve ter na hora de preencher o seu gabarito do Enem.

Dicas preencher o seu gabarito

Obviamente, você não irá esquecer de preencher o seu gabarito, uma vez que este documento será a única forma de avaliação da sua prova. No entanto, o preenchimento inadequado ou incorreto do gabarito pode fazer com que você perca pontos fundamentais para conquistar a sua vaga. Diante disso, vamos apresentar a seguir as principais dicas para preencher o seu gabarito:

  • Não esqueça de preencher com os seus dados e assinar o documento: O primeiro passo para que dê tudo certo com o preenchimento do seu gabarito é verificar se os seus dados estão preenchidos corretamente. Feito isso, não deixe de assinar o seu documento no local indicado pelo aplicador, já que a sua assinatura é mandatória para este documento.
  • Preencha as alternativas por completo: Na hora de passar as suas alternativas para a folha de respostas, preencha a alternativa por completo, com a caneta na cor preta. Como a leitura e validação da folha de respostas é feita de maneira automatizada, você deverá preencher o gabarito da forma correta, para evitar perder pontos por erros deste tipo. A seguir, você poderá observar um exemplo de preenchimento das respostas
  • Reserve os 30 minutos finais para o preenchimento do gabarito: Também é importante reservar os últimos 30 minutos da prova para o preenchimento do gabarito. Apesar do grande número de questões, este tempo é suficiente para você preencher o gabarito com tranquilidade, se mantendo a atenção e tomando os devidos cuidados.
  • Preencha o gabarito somente no final: Deixar o gabarito para o final é a alternativa amis utilizada pelos alunos e também recomendada pelos especialistas. Isso fará com que você não se perca em relação ao tempo e também facilitará a organização da sua prova.
  • Deixe as respostas da sua prova muito bem destacadas: Para evitar confusões na hora de preencher o gabarito, deixe as respostas da sua prova o mais visível possível, ou seja, assinale e destaque a solução encontrada para os problemas.
  • Mantenha a atenção: É sabido que você estará cansado nestes momentos finais, mas é importantíssimo que você mantenha a atenção por mais 3 minutos. Isso porque, ao preencher de forma errada o gabarito ou preencher as alternativas incorretas, você poderá desperdiçar todo o esforço utilizado no problema, que poderá custar pontos cruciais em seu exame. Mantenha o foco nestes momentos finais e seu esforço será recompensado com uma nota boa.
  • Não rasure o documento: Por fim, não rasure, em hipótese alguma, o documento. Isso porque, além de não ser possível substituir o gabarito em função deste tipo de erro, você poderá até mesmo ser eliminado se a sua rasura for classificada como tentativa de identificação.

Desta maneira, foram apresentadas ao longo deste texto algumas dicas importantes que te auxiliarão durante o preenchimento do gabarito do Enem 2021. Seguindo estas dicas, você conseguirá preencher o seu gabarito da melhor forma possível e isso será refletido em seu desempenho final, que será coerente com as questões respondidas!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/