Diferença Entre Cansaço e Desestímulo na Hora de Estudar

Sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o maior vestibular do país, sua preparação necessita, claro, de meses (ou até anos) de muito estudo e dedicação. Por isso, é comum os candidatos, durante esse período, não conseguirem distinguir o que é cansaço e o que é desestímulo. Isto ocorre porque os sintomas, como desatenção e falta de concentração, são bem parecidos em ambos os casos. Entretanto, suas causas são totalmente diferentes, assim como as consequências de cada uma delas.

Primeiro vamos entender o que de fato significa cada palavra. De acordo com o dicionário online Michaelis, temos:

  • Cansaço: Fadiga causada por trabalho, exercício ou doença; canseira.
  • Desestímulo: Falta de estímulo. Ausência de qualquer coisa que torna mais ativa a mente, ou incita à atividade ou a um aumento de atividade.

Olhando agora para aqueles que se preparam para o Enem durante um longo período, podemos dizer que o cansaço é absolutamente normal. Seja ele físico e/ou mental. Afinal, mesmo aqueles estudantes mais determinados, têm seus limites. E para combater este mal, a dica é dormir bem e fazer exercícios físicos regularmente. Nestes casos, embora muitas vezes o rendimento tenha algumas quedas, os estudantes não têm dúvidas das suas metas e dos obstáculos que estão dispostos a enfrentar.

Já quando se trata de desestímulo, mesmo após horas de descanso e lazer, o estudante continua sem foco. Além disso, frequentemente fica se questionando sobre suas escolhas. Nestes casos, é necessário, evidentemente, refletir e encontrar outras maneiras que lhe tragam ânimo. Talvez, até seja necessário redefinir suas planos.

Fato é que, seja cansaço ou desestímulo, o que não pode é se manter neste estado de pouca produtividade por muito tempo. Se perceber que está numa destas situações, procure identificar o problema e tente solucioná-lo o mais rápido possível. Se for cansaço, descanse e faça exercícios físicos para relaxar um pouco. Se for desestímulo, reflita e busque outras maneiras que tragam motivação para estudar. E, em casos mais extremos, trace novas metas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.