Diferença entre pilhas e baterias no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre dois conteúdos muito importantes para a química e que em diversas situações são confundidos pelos alunos: as pilhas e as baterias. Para isso, além de apresentar a diferença entre estes dois componentes, vamos apresentar também uma questão retirada do próprio Enem, demonstrando como este conteúdo é abordado no exame.

Pilhas

As pilhas são componentes que realizam a transformação da energia obtida de uma reação espontânea ou de oxirredução em energia elétrica. Dentre as características das pilhas, o que devemos nos atentar neste momento é que elas são compostas somente por dois eletrodos e um eletrólito. Os eletrodos são os polos positivo e negativo das pilhas, os quais já estamos acostumados, enquanto o eletrólito está presente na parte interna da pilha. Também denominado ponte salina, o eletrólito é o meio físico que possibilita a condução da carga elétrica no interior da pilha, do polo negativo (ânodo) para o polo positivo (cátodo).

Baterias

Já as baterias podem ser classificadas como um conjunto de pilhas, que podem estar ligadas entre si em série ou em paralelo, sendo esta a principal diferença entre as pilhas e baterias. Enquanto a pilha é formada por apenas uma célula, a bateria reúne um conjunto de pilhas que podem ser utilizadas para aumentar a diferença de potencial das células, no caso da ligação em série, ou ainda manter uma mesma diferença de potencial por um tempo prolongado, o que ocorre quando as pilhas estão ligadas em paralelo.

Veja na imagem abaixo a diferença esquemática da ligação em série e em paralelo entre as pilhas:

Fonte: https://www.electronica-pt.com/associacao-baterias

Da imagem, podemos perceber que estão ligadas 4 pilhas de 1,5 V cada. Para a ligação em paralelo, a diferença de potencial permanece a mesma, aumentando assim a duração das pilhas ligadas. Já para a associação em série, a diferença de potencial de cada pilha deve ser somada, resultando numa ddp total de 6 V.

Questão do Enem

Para demonstrar uma das maneiras como este conteúdo é abordado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2013 do Enem, que representa muito bem o conteúdo apresentado em nossa postagem.

O Instituto Luiz Coimbra (UFRJ) lançou o primeiro ônibus urbano movido a hidrogênio do Hemisfério Sul, com tecnologia inteiramente nacional. Sua tração provém de três fontes de energia, sendo uma delas a pilha de combustível, na qual o hidrogênio, gerado por um processo eletroquímico, reage com o oxigênio do ar, formando água.

FRAGA, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

A transformação de energia que ocorre na pilha de combustível responsável pelo movimento do ônibus decorre da energia cinética oriunda do (a)

a) calor absorvido na produção de água.

b) expansão gasosa causada pela produção de água.

c) calor liberado pela reação entre o hidrogênio e o oxigênio.

d) contração gasosa causada pela reação entre o hidrogênio e o oxigênio.

e) eletricidade gerada pela reação de oxirredução do hidrogênio com o oxigênio.

Alternativa correta: e.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!