Diploma Ensino Médio: Posso Somar Notas de Edições Diferentes do Enem?

Sempre que são divulgadas as notas do Enem uma dúvida recorre entre nossos leitores que prestaram as provas para obter o Certificado do Ensino Médio:

É possível somar as notas de duas edições diferentes do exame para atingir a pontuação necessária para retirada do documento?

Antes de responder a pergunta, vale esclarecer que, para solicitar o diploma é necessário ter indicado tal interesse durante as inscrições de determinada edição do Enem, além de conquistar a nota mínima de 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática), bem como pelo menos 500 na redação.

Logo, muitos candidatos que não atingem a pontuação mínima exigida em uma ou mais das áreas questiona a possibilidade de somar as notas da edição em questão como uma anterior que o mesmo já prestou.

Compreendidas as regras para certificação, vamos a resposta: NÃO. As normas colocadas pelo Ministério da Educação (MEC) para requerimento do documento não permitem a soma de diferentes provas do Enem para atingir a pontuação mínima.

Vale esclarecer, no entanto, que aqueles que fizeram a última prova do exame e conseguiram a pontuação exigida em algumas das cinco provas podem pedir proficiência. Desta maneira, se o estudante obteve nota maior que 450 em Linguagens e Matemática, por exemplo, poderá solicitar proficiência nestas áreas.

A proficiência funciona como uma espécie de comprovante de que o candidato já foi “aprovado” em determinadas provas. Desta forma, quando prestar uma edição futura do Enem, precisará tirar as notas mínimas somente nas outras áreas nas quais não obteve a pontuação necessária.

O processo para solicitação de proficiência deve ser solicitado junto a instituição certificadora, indicada pelo candidato durante a inscrição do Enem. Em breve traremos outro artigo detalhando como fazê-lo.

Até breve!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.