Demorou mas saiu!
Após atraso e sem prévio anuncio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) liberou o espelho da correção da redação do Enem 2013 para que os estudantes possam saber, com mais detalhes, os motivos de suas respectivas notas na produção de texto na última edição do exame. Segundo informações publicadas pelo próprio MEC, foram corrigidas 5.049.248 de redações. Dessas, 106.742 receberam nota zero (estavam em branco ou foram anuladas). Já as notas máximas somaram apenas 481.
Sempre é importante lembrar que a vista do espelho da correção da redação tem apenas caráter pedagógico. Nele, o candidato pode verificar quantos pontos recebeu em cada uma das cinco competências avaliadas, além dos respectivos comentários. Além disso, também podem obter uma imagem da redação que fez no dia da prova.
Para ver o espelho da redação é muito fácil. Basta acessar o site do INEP (clique aqui), clicar em “Enem 2013 – RESULTADOS” e depois preencher os campos com a sua senha do Enem 2013 e seu CPF, além dos caracteres anti-spam. Vale ressaltar que o site conta com um sistema de recuperação de senha.
Outro dado interessante é que cerca de metade das redações (2.496.754) foram encaminhadas para um terceiro corretor. A banca de especialistas avaliou 306.821 textos, equivalentes a aproximadamente 6% do total. Vale lembrar que, de acordo com as novas regras de correção aplicadas no Enem 2013, todas as redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram até 200 pontos para cada competência. O terceiro corretor era requisitado nos casos de diferença maior do que 100 pontos na nota total ou maior do que 80 em qualquer uma das competências.
Nesta última edição, que trouxe como tema os efeitos da implantação da lei seca no Brasil, o MEC contou com mais de 7 mil avaliadores, sendo mais da metade doutores, mestres e especialistas.
1 comment
Consigo material do Enem 2012