Para 2012, o Sisu irá disponibilizar 108.552 vagas que estarão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Veja na tabela abaixo as oportunidades de vagas para cada região em números absolutos.

O Rio de Janeiro, além de ser o estado com o maior número de instituições participantes juntamente com Minas Gerais (15 cada), lidera também a quantidade de vagas disponibilizadas com 14.137.   Rondônia é o estado que oferece a menor quantidade, excluindo evidentemente o Distrito Federal, que não tem nenhuma instituição que aderiu ao Sisu.

Veja a oferta de vagas no Sisu por estado.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.