Divulgadas as datas do ProUni e Fies 2021/1

Foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) os cronogramas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e também do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2021. A seguir, no portal InfoEnem, você acompanhará as principais datas e também as informações sobre estes dois programas.

Programa Universidade Para Todos (ProUni)

Através do ProUni, os alunos que prestaram o Enem e que possuem média das notas das provas do Enem superior a 450 pontos, além de não ter zerado a prova de redação. Além disso, o participante precisa cumprir os requisitos de renda: para os bolsistas integrais, a renda familiar não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto para os bolsistas parciais a renda per capita não pode exceder 3 salários mínimos.

Como já adiantamos no parágrafo anterior, através do ProUni os alunos podem conseguir bolsas integrais ou de 50% nas universidades particulares brasileiras. As principais datas referentes a este programa estarão disponíveis a seguir:

  • Período de inscrições: entre 12 e 15 de janeiro de 2021.
  • Resultados da primeira chamada: 19 de janeiro de 2021.
  • Comprovação das informações dos pré-selecionados: entre 19 e 27 de janeiro de 2021.
  • Divulgação dos resultados da segunda chamada: 1° de fevereiro de 2021.
  • Comprovação das informações dos pré-selecionados na segunda chamada: de 1° a 9 de fevereiro de 2021.
  • Inscrições para a lista de espera: dias 18 e 19 de fevereiro de 2021.
  • Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.
  • Comprovação da documentação dos candidatos pré-selecionados através da lista de espera: entre 22 e 25 de fevereiro de 2020.

Além destas datas importantíssimas também temos mais duas informações no calendário do ProUni 2021/1: O edital completo, de acordo com o MEC, será publicado no dia 15 de dezembro. Já as bolsas de estudo para esse programa serão divulgadas no dia 04 de janeiro de 2021.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é utilizado pelos alunos para adiar o financiamento das mensalidades das instituições privadas de ensino, com juros que podem chegar a 0% em algumas situações. O calendário previsto para o Fies 2021/1 conta com as seguintes datas importantes:

  • Período de inscrições: Entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2021.
  • Resultados: 2 de fevereiro de 2021.
  • Complementação da solicitação para pré-aprovados em chamada única: entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021.
  • Convocações da lista de espera: de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021.

Além disso, foi informado pelo MEC que o edital será liberado no dia 18 de dezembro.

Notas do Enem 2020 não serão utilizadas para estes programas

Uma vez os resultados das provas do Enem 2020 serão divulgados apenas a partir de março, os resultados do exame deste ano não serão utilizados para a seleção do ProUni e Fies. Desta maneira, serão utilizados pelos concorrentes resultados dos anos anteriores. No entanto, visto que ainda não foram devidamente informados quais anos serão utilizados, devemos aguardar pelos editais para que possamos esclarecer estas dúvidas.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!