Divulgado o edital de adesão das instituições para o Sisu, Fies e ProUni 2021/2

Um dos momentos mais importantes e aguardados pelos alunos que prestaram a prova do Enem e desejam concorrer a uma vaga nas principais instituições públicas e privadas de ensino superior, o edital de adesão das instituições para o Sisu, ProUni e Fies do segundo semestre foi publicado. A seguir, você verá as principais informações divulgadas neste edital, para se manter informado sobre tudo o que acontece de importante relacionado ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Programas devem acontecer entre os meses de julho e agosto de 2021

Apesar do adiantamento da divulgação do edital de adesão das instituições aos programas, o edital que contém as regras e o período de inscrição dos candidatos ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. Mesmo assim, a previsão é que estes programas ocorram durante os meses de julho e agosto, baseado nos anos anteriores e também no cronograma de adesão das instituições. Assim que o edital referente às inscrições dos candidatos for divulgado, você poderá acompanhá-lo aqui, no portal InfoEnem!

ProUni 2021/2

O primeiro programa que abrirá inscrições para a adesão das instituições de ensino será o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Através do ProUni, os candidatos poderão concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais nas principais instituições de ensino privadas do país, desde que cumpram os requisitos de renda e notas. Além disso, também é necessário que a instituição manifeste interesse em aderir ao programa, durante os dias 31 de maio e 4 de junho e formalize o processo de adesão por meio do sistema informativo do ProUni (Sisprouni), entre os dias 31 de maio e 17 de junho.

Fies 2021/2

O segundo programa que abrirá inscrições para a adesão das instituições é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede financiamento das mensalidades de instituições privadas de ensino com juros que podem chegar a zero. As universidades que desejam participar do programa devem assinar e emitir o documento que atesta a sua participação no Fies 2021/2 entre os dias 8 e 15 de junho. Todo o processo será realizado de forma eletrônica.

Sisu 2021/2

O último programa que terá o processo de adesão liberado será o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/2. Através do Sisu, os alunos podem ingressar em universidades publicadas federais, estaduais e municipais utilizando a nota do Enem. As instituições que desejam participar do programa deverão aderir ao programa entre os dias 5 e 9 de julho, enquanto a retificação do documento de adesão poderá ser feita entre os dias 12 e 16 de julho. Assim como os outros programas, todo o processo será feito online.

Desta maneira, foram apresentadas as datas para adesão das instituições de ensino públicas e privadas aos 3 principais programas de ingresso de alunos nas universidades brasileiras. Aos alunos, não é necessário realizar nenhuma ação neste momento, apenas acompanhar as instituições e verificar quais delas irão aderir aos programas de seu interesse. Em breve, deverão ser lançados os editais referentes a matrícula dos alunos, e você poderá acompanhar conosco!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!