Divulgado o Resultado do Enem 2015 – Veja como Acessar

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje o tão aguardado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Antes de mostrar como acessá-lo, é importante compreender que o boletim individual traz as notas dos candidatos para a Redação e cada uma das quatro provas objetivas do Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática.

Além disso, também esclarecemos que somente a redação do exame é pontuada numa escala de 0 a 1.000. Apesar de estar dentro deste intervalo, o desempenho das provas objetivas nunca chega a “zero” e nem a “mil” pontos. Isso pelo fato de haver notas máximas e mínimas que são diferenciadas para cada área, calculadas com base na metodologia da TRI – Teoria da Resposta ao Item.

Voltando para as notas em si, para consultá-las basta seguir os três passos abaixo:

  1. Acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, e clique na botão “Página do participante”;
  2. Na tela seguinte, preencha os campos com seu CPF e a senha cadastrada durante a inscrição, além de clicar na imagem solicitada. Caso tenha esquecido sua senha, saiba como recuperá-la aqui.
  3. No menu que aparece na lateral esquerda, clique em “Resultado”.

OBS: Devido ao grande contingente de acessos simultâneos ao sistema, é possível que você não consiga carregar a página ou visualizar suas notas. Caso isso ocorra, recomendamos que tente novamente mais tarde, preferencialmente em horários alternativos, como madrugada ou início da manhã.

Pronto, agora você pode checar e até imprimir o boletim com seu desempenho nas provas do Enem 2015. Vale lembrar que a consulta da vista pedagógica da correção da redação, que mostra a pontuação final e também detalha as notas em cada uma das 5 competências avaliadas, será liberada posteriormente, em data ainda não informada.

Com o resultado do exame liberado, será possível usar suas notas para se inscrever nos programas de acesso ao ensino superior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para disputa de vagas em universidades públicas;
  • Programa Universidade para Todos (Prouni), para bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para contratos de financimanto em faculdades privadas;
  • Sistema da Eduação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para acesso a unidades públicas ou privadas ensino técnico.

Vale lembrar que cada um deles possui regras e pré-requisitos próprios, exigindo inclusive desempenhos mínimos no Enem. Para saber mais sobre eles, acesse nossas páginas específicas nos seguintes links: Sisu, Prouni e Fies.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.