O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou os resultados do Encceja 2017 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – internacional e também para aqueles que tentaram obter a certificação do ensino fundamental aqui no Brasil.
Os 301.584 candidatos que se inscreveram para a segunda opção indicada devem consultar as notas individuais na página do participante, lembrando que será preciso fazer o login com CPF e senha cadastrados.
No caso daqueles que prestaram a edição tradicional do exame no exterior, o boletim deve ser checado no mesmo sistema do Inep. Já os concorrentes que fizeram o Encceja Para Privados de Liberdade (PPL) fora do país, o resultado deve ser verificado somente pelos coordenadores pedagógicos de cada Unidade Prisional e socioeducativa e posteriormente repassado a estes participantes encarceirados.
Regras de Certificação e Declaração Parcial
Para ter direito a certificação o inscrito deve ter atingido a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas do Encceja e na redação (fundamental ou médio), numa escala de proficiência que varia do nível 60 a 180 pontos. Quem não tirou a pontuação exigida em todas as áreas de conhecimento terá a declaração parcial de proficiência apenas nas provas em que obteve tal desempenho, podendo prestar o exame futuramente sem ter que realizar novamente as questões das referidas áreas.
Os que conquistaram o direito a certificação deverão entrar em contato a Secretaria Estadual de Educação indicada na inscrição para solicitar os proceditmentes e documentos para dar entrada no requerimento do diploma. A emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência não são responsabilidade do Inep.
As informações foram retiradas de matéria postada pela assessoria de comunicação social do instituto.