Dois estudantes no CE são denunciados por fraude no Enem

Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) denunciou dois estudantes acusados de fraude no Enem 2014, realizado há pouco mais de um mês.

Conforme esclarecimentos do procurador da República responsável pela ação penal, Celso Costa Lima Verde Leal, ambos os candidatos se inscreveram no Exame Nacional como sabatistas, o que lhes dá o direito de prestar o exame após o pôr do sol no sábado, a partir das 19 horas. Eles pagaram R$ 15 mil cada um a um homem para receber o gabarito durante o primeiro dia de provas, o qual foi enviado por celular.

Ainda de acordo com a denúncia, a sala de provas em que os acusados estavam alocados teve problemas elétricos e, durante a troca de local, houve nova revista por policiais federais, que encontraram os aparelhos celulares com as mensagens de texto contendo o gabarito do exame.

Um dos estudantes declarou que, além de sabatista, também se inscreveu como portador de problemas de visão, comprovado por atestado médico assinado. Candidatos nesta situação têm maior tempo para realização da prova.

Os denunciados compraram os aparelhos apreendidos exclusivamente para utilização na fraude. O outro participantes inclusive chegou ao local de prova com dois dispositivos, entregando o pessoal na entrada da sala e escondendo o outro em sua blusa.

O foco das investigações do MPF-CE agora é direcionado para encontrar e identificar o homem que vendeu e enviou o gabarito para os estudantes acusados.

Vale lembrar que esta edição do Enem já teve uma quadrilha presa por fraude em Minas Gerais, além do vazamento do tema da redação, que está sendo investigado nos estados do Ceará e Piauí.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.