Domínios morfoclimáticos do Brasil

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um conteúdo extremamente importante para as questões de geografia do Enem e vestibulares importantes, que são os domínios morfoclimáticos do Brasil. Para isso, além de estudarmos os principais domínios morfoclimáticos do país e suas principais características, vamos também apresentar uma questão retirada diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado no Exame Nacional do Ensino Médio.

Os domínios morfoclimáticos do Brasil

Os domínios morfoclimáticos são importantíssimos no Brasil e no mundo, uma vez que representam os conjuntos de elementos da natureza, como é o caso de relevo, clima e vegetação, por exemplo. De acordo com o importante geógrafo brasileiros Aziz Ab’Saber, o país é formado por seis diferentes domínios morfoclimáticos:

  • Domínio Equatorial Amazônico: O domínio equatorial amazônico está situado na região norte do país, sendo formado predominantemente por terras baixas, marcadas pelo processo de sedimentação. O clima predominante é o equatorial e a vegetação esperada são as florestas equatoriais.
  • Domínio dos Mares de Morros: Já o domínio dos Mares de Morros está situado na região costeira do Brasil, com o domínio do relevo dos mares de morros. Já a vegetação desta região é formada pela quase extinta Mata Atlântica.
  • Domínio dos Cerrados: Por sua vez, o domínio dos cerrados está localizado na região central do brasil, onde há o predomínio dos chapadões. A vegetação é predominante do cerrado brasileiro.
  • Domínio da Caatinga: O domínio da caatinga está localizado no Nordeste do Brasil, especialmente na região conhecida como polígono da seca. Este domínio é caracterizado pelas depressões e clima semiárido.
  • Domínio das Araucárias: presente na região Sul do Brasil, o domínio das Araucárias possui como vegetação predominante a Mata de Araucárias e o relevo predominante são os planaltos.
  • Domínio das Pradarias: Finalizando a nossa lista, o domínio das pradarias está situado no extremo Sul do Brasil, com o predomínio dos pampas e pradarias nesta região.

Como você pôde perceber, não entramos em detalhes sobre cada um destes domínios morfoclimáticos, uma vez que nosso objetivo nesta publicação é destacarmos apenas quais são os domínios morfoclimáticos do nosso país. Nas próximas publicações, trabalharemos com detalhes cada um destes domínios.

Questão do Enem

Como você pôde perceber, os domínios morfoclimáticos são extremamente importantes para o nosso país e para a população em geral, fazendo com que este assunto seja amplamente cobrado nas provas do Enem e demais vestibulares. Para exemplificar como este conteúdo pode ser abordado no principal exame do país, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem (segunda aplicação e Enem PPL), que aborda os domínios morfoclimáticos estudados ao longo da nossa publicação!

“Em Goiás e Mato Grosso, as modificações dependeram fundamentalmente de novos manejos aplicados às terras. Acima de tudo, porém, o desenvolvimento regional deveu-se a uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais, a serviço da produção tanto de alimentos básicos, como o arroz, por exemplo, quanto de grãos para consumo interno e exportação, como a soja.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.

A realidade descrita no texto se estabelece sobre qual domínio morfoclimático?”

a) Pradaria.

b) Cerrado.

c) Caatinga.

d) Araucária.

e) Atlântico.

Alternativa correta: B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/