Doping sanguíneo no esporte

Na grande maioria dos esportes, os atletas são obrigados a realizarem, antes das competições, exames antidoping que tem o objetivo de detectar substâncias que eventualmente possam oferecer vantagens físicas obtidas artificialmente em relação a outros competidores. Uma dessas substâncias é a eritropoetina (EPO), produzida naturalmente nos rins e em pequena quantidade pelo fígado.

O hormônio tem como principal função, a estimulação da produção de hemácias (hematopoese), aumentando a capacidade de transporte de oxigênio para os tecidos e, diminuindo assim a fadiga muscular. É possível, no entanto, que essa substância sofra aumento naturalmente no organismo quando exposto à hipóxia (baixa concentração de oxigênio) como ocorre em grandes altitudes. Adiante veremos com detalhes o funcionamento desse mecanismo.

Nos rins, os fibroblastos presentes na região peritubular (Fig.1), são sensibilizados pela baixa concentração de oxigênio, elevando a produção da EPO.

Fig.1 Rins. Fonte: encurtador.com.br/iHOPZ

A EPO age na medula óssea, onde se encontram células hematopoéticas que, quando estimuladas, originam os proeritroblastos que iniciam seu processo de diferenciação e maturação até originar novas hemácias (Fig. 2). As hemácias são compostas por quatro cadeias de hemoglobina e cada uma delas possui um grupo denominado como heme, contendo um átomo de ferro capaz de se ligar a uma molécula de oxigênio. Assim, uma única hemácia é capaz de transportar quatro moléculas de oxigênio para os tecidos.

Fig. 2 Eritropoese. Fonte: https://www.slideshare.net/areadasaude/03-sangue-e-hematopoese  

Um dos famosos casos de doping sanguíneo no esporte foi o do ciclista americano Lance Armstrong, que foi vencedor por sete vezes (1999 a 2005) consecutivas da competição Tour de France. O ex- ciclista foi banido em 2012 do esporte, quando foi comprovado o seu envolvimento com a prática, e teve todos seus títulos cassados. Embora o uso do hormônio artificial seja ilegal nas competições esportivas, é amplamente utilizado para o tratamento de anemia da prematuridade, anemia por insuficiência renal crônica, entre outros.

Questão do ENEM

Para demonstrar como esse assunto pode ser abordado na prova do ENEM, selecionamos uma questão retirada da prova de 2019. Confira!

A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.”

MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado)

Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de

A) lipídios, para aumento do gasto calórico.

B) ATP, para aumento da síntese hormonal.

C) oxigênio, para aumento da produção de ATP.

D) proteínas, para aumento da massa muscular.

E) vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.

Resposta: C.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.