Edital para o Vestibular 2013 da UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou, na quinta-feira passada (02), o edital com as regras do Vestibular 2013, que ocorre no final deste ano. A prova da primeira fase será aplicada no dia 11 de novembro, enquanto a segunda etapa está marcada para os dias 9 (interpretação e produção de textos) e 10 (provas específicas) de dezembro, sempre no período na tarde.

Veja o Edital do Vestibular UFPR 2013.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Núcleo de Concursos (NC), no período entre 17 de agosto e 21 de setembro. A taxa é de R$ 80, sendo que os candidatos poderão pedir a isenção da mesma entre 17 e 31 de agosto, mediante a apresentação de documentos que comprovem a impossibilidade de pagamento.

É interessante esclarecer que para esta edição do seu vestibular a UFPR permite alterações na inscrição, como mudança nas opções de curso e língua estrangeira, no prazo de 27 de agosto e 25 de setembro, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15.

Das vagas oferecidas para os cursos, 20% serão de inclusão racial, disponibilizadas para estudantes que se declararem pretos ou pardos, outros 20% serão destinadas aos que tenham realizado todo o ensino fundamental (1ª a 8ª séries) e o médio exclusivamente em escola pública no Brasil.

A quantidade de vagas e os cursos oferecidos serão divulgados no Manual do Candidato, que será publicado antes do período de inscrições.

UFPR e Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 poderão ser utilizadas no processo seletivo, correspondendo a 10% da  nota final do candidato. A utilização do desempenho no Enem não é obrigatória, porém aqueles que não fizeram a edição deste ano terão pontuação final equivalente a 90% da nota obtida nas provas da UFPR.

Vale lembrar ainda que, assim como no ocorreu no processo seletivo do ano passado, a UFPR destinará 90% das vagas para seu vestibular tradicional e 10% das vagas para preenchimento através do Sistema de Seleção Unifcada (Sisu), que utiliza as notas do Enem como critério único de seleção.

 

Veja também:

0 Shares:
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like