Em 1 ano, Lei das Cotas Supera Metas

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do MEC, a Lei das Cotas superou as metas estabelecidas pelo governo para este ano, que era de 12,5% das vagas reservadas para cotistas no ensino superior. Conforme os dados divulgados pelo próprio MEC, do total de universidades federais do país, 34% já atendem a meta de reserva de vagas mínima de 50% para alunos oriundos de escolas públicas, prevista para 2016. No caso dos institutos federais, 83% já atingiram a meta dos próximos anos.

Segundo o levantamento, entre as dez universidades federais com maior oferta de vagas para cotistas estão a Universidade Federal do Pará (UFPA), que reserva 4.284 das 8.569 vagas ofertadas. As universidades Federais de Mato Grosso (UFMT) e de Sergipe (UFSE) também integram a lista.

Segundo o Ministro da educação, Aloísio Mercadante, “o resultado é espetacular, porque tivemos uma mudança significativa no acesso da população de baixa renda, alunos de escolas públicas e a comunidade negra ao ensino superior”. O ministro aproveitou para ressaltar outros avanços que ajudaram a democratizar o acesso ao ensino superior. “O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi o que começou a mudar a história dos negros, porque em 1997 somente 2,2% de negros frequentavam o ensino superior. Atualmente, são mais de 10%. Com o ProUni, de 1,2 milhão de contratos, mais de 630 mil são bolsistas negros”.

Segundo os dados divulgados pelo site do MEC, das 141.953 vagas ofertadas nas universidades federais neste ano, 46.137 vagas foram para estudantes cotistas. De fato um número significativo, visto que, de acordo com a Lei, o mínimo era de 17.745.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like