Encceja 2017: Prazo Para Pedidos do Uso do Nome Social Termina Hoje

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, termina o prazo para candidatos (as) travestis e transexuais realizarem o pedido de uso de nome social no Encceja 2017 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Trata-se de uma medida do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que faz parte de sua Política de Inclusão Social, por meio da qual os participantes serão tratados durante a aplicação do exame pelo nome com o qual se identificam. Além disso, também poderão escolher o banheiro referente ao mesmo gênero do nome social.

O procedimento para solicitação do recurso deve ser feito pela internet, na página do participante do Encceja, pelo endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br. Para acessar o sistema os interessados deverão ter em mãos o número de seu CPF e a senha cadastrados durante a fase de inscrições no exame, que encerrou na última sexta-feira (18).

Após preencher os campos necessários, o candidato deverá anexar ao sistema online do Encceja todos os documentos listados a seguir digitalizados, lembrando que os formatos de arquivos aceitos são as extensões PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, somando todos eles:

  1. fotografia atual, individual e colorida, com fundo branco, da cabeça (descoberta) e do tronco;
  2. documentos de identificação oficial com foto (CNH ou RG);
  3. cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação do uso do nome social disponível na página de acompanhamento de inscrição.

Vale mencionar que o uso do nome social não é novidade nas avaliações do Inep, uma vez que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dá esta opção aos candidatos da edição deste ano (saiba mais), já oferece esta possibilidade desde a prova de 2014.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.