Encceja 2017 Registrou Inscrições de Mais de 1,5 Milhão de Candidatos

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil – Encceja 2017 – recebeu inscrições de 1.573.862 candidatos para certificação do Ensino Médio ou Fundamental neste ano.

De acordo com dados oficiais, do total de participantes inscritos, 301.583 prestarão a avaliação buscando a certificação do Ensino Fundamental enquanto os mais de 1,2 milhão restantes farão o exame para obter o diploma do Ensino Médio, função que até então era desempenhada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Informações mais apuradas permitem traçar o perfil do público que fará o Encceja 2017 para cada finalidade:

  • Ensino Fundamental – na maioria homens (152.290), com faixa etária entre 31 e 40 anos e autodeclarados pardos;
  • Ensino Médio – a maior parte do público é formado por mulheres (637.281), faixa de idade entre 23 e 30 anos com dominância da cor/raça parda.

Com relação a localização, o estado de São Paulo foi o líder absoluto na quantidade de inscrições, registrando 233.056 candidatos a certificação do Ensino Médio e 50.487 para o Fundamental. Minas Gerais e Rio de Janeiro também figuraram entre as unidades federativas com maior quantidade de inscritos.

As provas do Encceja 2017 Nacional estão marcadas para a data de 22 de outubro, com aplicação pela manhã e a tarde em 564 municípios distribuídos em todos os estados brasileiros. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição, juntamente com outros dados de opções do candidato, na página do participante na internet, em data ainda não divulgada.

As informações foram confirmadas em entrevista coletiva para imprensa concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na manhã desta terça-feira (29), em Brasília (DF).

Fonte: MEC

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.