Encerram Hoje os Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2022

Termina nesta sexta-feira (15/04) o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e também a justificativa de ausência para os candidatos que não compareceram a pelo menos um dos dias de prova do Enem 2021. A seguir, serão apresentadas as principais informações para realizar o pedido, assim como outras informações importantes para esta etapa do exame mais importante do país.

Pedidos de isenção e justificativas terminam hoje!

Nesta sexta-feira, se encerram os pedidos para isenção da taxa de inscrição no Enem 2022, assim como a justificativa para ausência de candidatos que não compareceram a pelo menos um dos dias do Enem 2021, mas desejam solicitar a isenção para este ano. Os pedidos serão aceitos até as 23:59 de hoje (15/04) e deverão ser feitos através da Página do Participante do Enem. Vale destacar que é necessário o cadastro na plataforma Gov.br para realizar o cadastro, então corra para se cadastrar!

Quando serão divulgados os resultados dos pedidos de isenção?

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e também da justificativa de ausência para o Enem 2021 serão divulgados no dia 22 de abril, ou seja, na próxima sexta-feira. Se o seu pedido ou justificativa não foi aceito pela comissão de avaliação do Enem, o prazo para interposição de recursos será entre os dias 25 e 29 de abril, e os resultados serão divulgados no dia 6 de maio.

Candidatos que conseguiram a isenção precisam realizar a inscrição no Enem

Por fim, é importante que você fique atento em relação a mais uma informação importante. Mesmo os candidatos que conquistaram o direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 deverão realizar a inscrição para as provas do Enem. Apenas a aprovação da isenção não garante a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, e a inscrição deverá ser feita da mesma forma que os demais candidatos durante o período de vigência das inscrições (que ainda não está aberto, mas avisaremos assim que as inscrições estiverem previstas!) A única diferença para os candidatos que tiverem a isenção aprovada é a ausência da necessidade do pagamento da inscrição.

Desta maneira, foram apresentadas as principais informações para os alunos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. Se você ainda não solicitou a isenção, faça o quanto antes, já que estamos muito próximos do final deste período. Ademais, tenha atenção com os dados solicitados e verifique e os documentos necessários estão em mãos, para evitar surpresas durante o pedido de isenção.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/