Após a liberação do Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de ontem (22) as notas mínimas e máximas em cada área do Enem 2011. Essas notas foram determinadas através da Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia de avaliação usada pelo MEC que tem o item (questão) como unidade básica de análise.

Tal teoria pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do desempenho.

Entre as vantagens metodológicas deste modelo está a possibilidade de elaboração de provas diferentes para o mesmo exame. Essas provas podem ser aplicadas em qualquer período do ano com grau de dificuldade semelhante e permitem a comparabilidade no tempo.

Outra característica da TRI é não ter um limite inferior ou superior padrão entre as áreas de conhecimento. Isso significa que as proficiências dos participantes não variam entre zero e mil. Isso significa que os valores máximos e mínimos de cada área do conhecimento mostrados na tabela abaixo foram determinados a partir das características das questões de cada prova. A exceção é a prova de redação, que tem esses valores pré-estabelecidos entre 0 e 1.000, uma vez que a correção não é feita com base na TRI.

Vale lembrar ainda que a nota dos estudantes pode variar para as 95 universidades que aproveitarão o Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), pois estas usarão o resultado de forma autônoma, podendo atribuir maior peso para a prova de uma ou mais áreas, inclusive a redação.

Veja a relação das notas na tabela abaixo, disponibilizada no site do MEC.

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.