Muitos de nós não temos o hábito de estudar sozinhos e quando precisamos nos acostumar, acabamos nos frustrando com os resultados. Alguns desistem na metade do caminho ao perceberem pouco resultado. Outros persistem, mas quando chega o dia da prova percebem que os estudos não foram tão proveitosos quanto deveriam.

Estamos na reta final e já não há mais tempo para distrações. As provas do Enem serão nos próximos dias 03 e 04 de novembro e se você quiser ter um bom resultado, será necessário planejar bem o que será feito nos próximos dias a partir de agora. Mas como dizia o nosso amigo Chapolin: “Palma, palma… Não priemos cânico!”. Ainda há tempo para revisar o que ficou em dúvida e estudar o que ficou faltando. Basta seguir alguns passos e manter a calma, que tudo dará certo.

Hoje vamos dar 8 dicas fundamentais para você aproveitar da melhor maneira o seu tempo de estudo e garantir melhores resultados no Enem que já está próximo. Veja as dicas abaixo.

 

1. Encontre um lugar tranquilo. Pesquisas têm mostrado que apenas 20 minutos de tempo altamente focado e tranquilo podem ser mais eficientes no aprendizado e memorização do que horas de trabalho com distrações e fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Assim, para obter o máximo de seu tempo de estudo retire-se para um lugar onde você não será incomodado por música alta ou conversas e assim possa se concentrar nos estudos.

 

2. Organize-se. Se suas anotações e materiais de estudo estão jogados e misturados, você vai gastar a metade do seu tempo de estudo procurando o que precisa e lendo coisas que não vão te ajudar em nada. Mantenha um caderno de anotações para cada disciplina e garanta que todos os seus materiais de estudo estejam em um lugar que você possa localizá-los facilmente. Organizá-los assim pode levar um tempo inicialmente, mas a longo prazo você vai obter melhores resultados.

 

3. Faça pausas. Estudar intensamente pode gerar um desgaste muito grande, tornando difícil a tarefa de raciocinar com clareza a respeito de alguma coisa. Isso vai ser um grande problema quando você estiver tentando compreender conceitos difíceis ou aprender coisas novas. Faça pequenos intervalos durante o seu tempo de estudo para que você possa descansar os olhos e mente e voltar revigorado e pronto para aprender novamente.

 

4. Tenha um cronograma. O problema com a maneira que muitos estudam é que eles esperam até o último minuto e depois querem aprender tudo de uma só vez. Isso realmente não é a maneira mais eficaz de relembrar ou aprender novas informações. Embora não seja muito divertido, passar o tempo nas semanas que antecedem às provas  fazendo uma revisão do material e das disciplinas pode ser muito benéfico e pode lhe ajudar a fixar melhor o conhecimento.

 

5. Conheça a si próprio. Cada um tem a sua maneira particular de aprender e memorizar melhor. Assuntos que requerem a memorização podem ser mais fáceis de aprender com cartões de memória e cronogramas, enquanto temas como matemática que requerem resolução de problemas podem ser melhor compreendidos através de exercícios práticos como estes encontrados nos livros. Gaste algum tempo para descobrir exatamente como você aprende melhor cada assunto e, assim você tirará maior proveito do seu tempo de estudo.

 

6. Estude com mais frequência e regularidade. Não será a duração das sessões de estudo que realmente fará a diferença, mas sim a frequência dos estudos. Você vai aprender muito mais através da repetição, então quebre o seu tempo de estudo em sessões mais curtas todos os dias em vez de tentar enfiar tudo na cabeça um dia antes da prova.

 

7. Escreva. Escrever os raciocínios pode ajudar muito na hora que você precisar relembrar de algo, tanto nos próprios estudos quanto na hora do teste. Tome notas durante o estudo e use  algum método que exija que você faça algo, participando ativamente durante o estudo, além de apenas ler, ler e ler.

 

8. Seja realista. Você não vai ser capaz de memorizar o conteúdo de um mês inteiro de material em apenas uma noite intensa de estudos. Você provavelmente não vai se lembrar de muitas coisas. Seja realista como você e entenda os seus próprios limites. Quebre as suas sessões de estudo e aborde apenas a quantidade de assuntos que você vai realmente ser capaz de assimilar e aprender. Não tente estudar o livro todo de uma vez.

É isso ai pessoal. Espero que estas dicas ajudem na hora de se preparar para as provas. O Enem está chegando aí e o seu resultado só depende de vocês. Boa sorte e bons estudos a todos!

 

*Gabriela Brendel é universitária na área comunicação. Adora estudar e após conseguir entrar em uma Universidade Federal utilizando as notas do Enem, decidiu compartilhar um pouco de sua experiência e conhecimento no blog para o qual escreve: Segredos do Enem.

A equipe infoEnem agradece a autora por excelente artigo e espera, em breve, publicar mais textos da mesma.

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.