O novo acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da mesma no cenário internacional. Lindo, não é?

Mas a poucos dias do Enem 2012, percebemos que essa nova ortografia vem, na verdade, causando ansiedade numa boa parcela dos quase 6 milhões de inscritos no exame. A quantidade de emails referente ao assunto é enorme. E na grande maioria, a seguinte pergunta:

“Afinal, minha redação deve estar em concordância com o Novo Acordo Ortográfico”?

O infoenem esclarece a dúvida. Para a felicidade de todos aqueles candidatos que ainda não se atualizaram das mudanças, o período de adaptação se estende até 31 de dezembro de 20012. Segue o link do decreto que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa:

DECRETO Nº 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008.

Aos desatualizados, vale destacar o seguinte trecho:

Parágrafo único.  A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.

Ou seja, se você ainda não está por dentro das mudanças, pode ficar tranquilo. O Enem 2012 ainda não exigirá dos estudantes conhecimento do Novo Acordo Ortográfico.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.