O novo acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da mesma no cenário internacional. Lindo, não é?
Mas a poucos dias do Enem 2012, percebemos que essa nova ortografia vem, na verdade, causando ansiedade numa boa parcela dos quase 6 milhões de inscritos no exame. A quantidade de emails referente ao assunto é enorme. E na grande maioria, a seguinte pergunta:
“Afinal, minha redação deve estar em concordância com o Novo Acordo Ortográfico”?
O infoenem esclarece a dúvida. Para a felicidade de todos aqueles candidatos que ainda não se atualizaram das mudanças, o período de adaptação se estende até 31 de dezembro de 20012. Segue o link do decreto que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa:
DECRETO Nº 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008.
Aos desatualizados, vale destacar o seguinte trecho:
“Parágrafo único. A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.”
Ou seja, se você ainda não está por dentro das mudanças, pode ficar tranquilo. O Enem 2012 ainda não exigirá dos estudantes conhecimento do Novo Acordo Ortográfico.