Conforme divulgado no portal do Ministério da Educação (MEC) na tarde desta terça-feira (12), o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 atingiu a marca de 4 milhões. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na página enem.inep.gov.br, até as 23h59 da próxima sexta-feira (15).

Até as 14h de hoje, os estados que registraram maior número de inscritos foram São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e Rio de Janeiro (315.292). A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização e realização do Enem, é que o volume de inscrições aumente nesses últimos dias, conforme a demanda observada nos anos anteriores.

Enquanto um grande contingente dos que vão fazer a prova está concentrado na faixa etária de 17 anos (662.822), o número de candidatos de 21 a 30 anos está maior: 1.176.934. O presidente do Inep lembrou que faltam apenas três dias para o término das inscrições e salientou que o instituto tem equipes em funcionamento 24 horas para atender a todas as dificuldades.

Neste ano o exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.

No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa.

Consulte a relação completa do número de inscrições por estado, até a tarde de hoje.

 

Veja também:

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.