Enem 2013 – É hora de estudar ou relaxar?

O Enem de 2013 está chegando! O preparativo para as provas do exame, que acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, é muito mais do que apenas estudo. Outros fatores, como o controle emocional, também são decisivos.

Nesse momento, várias recomendações aparecem nos mais diversos canais de comunicação. Entretanto, nem sempre essas dicas podem ajudar, mesmo sendo boas. Como assim? Hoje queremos destacar duas dicas importantes e que são, aparentemente, independentes, mas que podem se tornar contraditórias. Isso mesmo! As duas dicas (que aparecem em matérias na TV, internet e revistas) são úteis mas, na prática, dificilmente os estudantes conseguem aplicá-las da melhor maneira possível.

Vamos as dicas. Depois explicaremos em detalhes essa dificuldade.

1 – Conheça a prova!

De fato, essa dica é fundamental. Quem, além do conteúdo do ensino médio, estudou as características da prova do Enem, tem, sem dúvida nenhuma, muito mais chance de sucesso. E existem várias maneiras de se aperfeiçoar nesse quesito. São elas: Resolver edições anteriores do exame, fazer simulados para aprender a organizar seu tempo dentro da prova, ler e se atualizar, revisar os assuntos que mais aparecerem em cada matéria, dentre outras.

2 – Manter (ou encontrar!) o controle emocional.

Outra dica muito importante. Afinal, o controle emocional é, certamente, umas das características daqueles que arrebentam na prova. Sem ele, a preparação de um ano todo (ou mais) pode ir por água abaixo em poucas horas!

 

Fácil, não é?

Não é tão simples assim! O que diversos especialistas e professores esquecem de ressaltar é que, muitas vezes, a primeira dica pode atrapalhar a segunda. Sabe aquela história que “cobre ali, descobri aqui”? Quem seguir a primeira dica (estudar, fazer simulados etc) naturalmente aumentará (salvo algumas exceções) sua preocupação e seu cansaço, pois deverá se empenhar ainda mais. E isso, com certeza, irá prejudicar seu controle emocional, contrariando justamente a segunda dica!

Dessa forma, é necessário uma reflexão para decidir qual a melhor maneira possível de lidar com os estudos nessa reta final. E, como trata-se de uma reflexão, a resposta será diferente para cada um.

Nessa etapa, vários cenários podem aparecer. Vamos mostrar as atitudes corretas para cada situação:

  • Aumente os estudos, caso entenda que seu emocional está em ordem.
  • Aumente os estudos, caso perceba que seu estresse e sua preocupação diminuem na medida que se sente mais preparado (Sim! Existem estudantes que ficam mais tranquilos quanto mais estudam! É claro que isso é muito bom. Se você for uma dessas pessoas, ótimo. Apenas não tente ser uma delas! Respeite você mesmo!)
  • Diminua os estudos, caso perceba que já está sentido o peso da prova e ficando nervoso! Pense nela só quando for estudar e foque no que acha mais importante. Faça exercícios físicos diários.

Dessa forma, você evita algumas atitudes que podem prejudica-lo, como por exemplo, aumentar os estudos e acabar elevando seu estresse a tal ponto que vire desespero.

Assim sendo, você precisa refletir como estudou até o momento para decidir corretamente. Do que está precisando? Mais controle emocional ou mais estudos? Recomendamos que faça essa reflexão e tente se encaixar num dos 3 cenários bons que elencamos anteriormente.

Em outras palavras, existem pessoas que podem e conseguem estudar mais. Outras, talvez por terem estudado demais, necessitem de uma redução nas horas de dedicação e um pouco de exercício físico. Exemplo: de 8 horas para 6 horas diárias e uma caminhada, que tal?

Claro que ainda da tempo de estudar muitas coisas. O ideal é encontrar a quantidade de estudo máxima que não irá sacrificar seu controle emocional. Apenas saiba que nem sempre é fácil encontrar esse equilíbrio. Talvez, a opinião de parentes e amigos que acompanham seu dia a dia possa ser muito valiosa, pois os mesmos podem ajudá-lo a identificar possíveis exageros e indícios de estresse.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.