Enem 2014 terá atendimento especial a quase 170 mil candidatos

De acordo com Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC), mais de 169 mil candidatos receberão atendimento diferenciado nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Destes, 92.972 terão atendimento específico, enquanto outros 76.676 receberão atendimento especializado.

O MEC esclarece que são classificados como passíveis de atendimento especial aqueles inscritos que possuem baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou qualquer outra condição que o deixe em desvantagem em relação aos outros participantes.

Entre os recursos que receberão, constam sala com acesso facilitado, prova superamplianda e ajuda para transcrição (redação e preenchimento do gabarito).

Já o atendimento específico será oferecido a candidatos como gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Também se encaixam neste grupo os sabatistas, que por questões religiosas guardam os sábados, podendo exercer obrigações relacionadas a trabalho e estudo somente após o pôr do sol. Para eles, as provas do Enem 2014 terão início apenas às 19h.

Para fazer valer seu direito a este tipo de atendimento, tais candidatos tiveram que informar as respectivas opções no ato da inscrição. Vale registrar que, em alguns casos como o de portadores de Síndrome de Down, por exemplo, não havia um campo específico no formulário online de inscrição, obrigando o participante a realizar contato telefônico com o MEC.

As provas desta edição do exame serão aplicadas daqui a um mês, nos dias 8 e 9 de novembro, para 8,7 milhões de candidatos de todo o Brasil. Para mais informações e dicas para a reta final de estudos do Enem, acesse esta página dedicada ao assunto.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.