Enem 2015: Estratégia Para Manter o Controle do Tempo

O Exame Nacional do Ensino Médio traz uma série e desafios para os candidatos. Entre tais dificuldades, uma que pode colocar tudo a perder é o controle do tempo.

Apesar de possuir muitas horas de aplicação, a prova do Enem 2015 também será extensa, o que fará com que intervalo médio para resolução de cada item seja pequeno. Para compreender melhor nossa estratégia para administrar o tempo, primeiro é necessário entender o modelo do exame. Veja:

  • 1º dia – 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Ciências Humanas, em 4h30 de duração;
  • 2º dia – 45 questões de Matemática + 45 de Linguagens e Códigos + a Redação, em 5h30 de prova.

Compreendida a divisão acima, e considerando-se que o tempo médio para escrever a redação é de uma hora, restam 4h30 para solução de 90 questões em cada um dos dias de prova. Fazendo-se então uma conta simples, temos:

4,5 horas = 270 minutos, que divididos por 90 itens levam a conta de 3 minutos por questão.

Esse seria o tempo médio para solução de cada exercício caso o candidato tivesse somente o trabalho de realizar as provas. Entretanto, não podemos esquecer que também é necessário preencher o gabarito e passar o rascunho do texto para a folha de redação.

Desta forma, nossa estratégia determina que o tempo médio para resolução de cada item seja resuduzido para 2 minutos e 30 segundos. Seguindo esta regra, a cada hora do exame o candidato deverá ter resolvido 24 questões, encerrando todas elas em 3 horas e 45 minutos (imagem). Descontando uma hora para redação no segundo dia, o candidato ainda terá 45 minutos de sobra para preencher o gabarito e ainda solucionar perguntas pendentes.

tempo_esquema

Como já deve ter notado, o tempo médio de 2,5 minutos por questão é curtíssimo. Provavelmente não será cumprido religiosamente em todos os itens, o que torna o controle de 24 exercícios resolvidos por hora ainda mais importante.

Isso torna nossa proposta extremamente difícil de ser colocada em prática. E aí entra em cena a parte do candidato. Somente com muito treinamento o estudante poderá se adaptar de fato a esta técnica.

A nossa recomendação então é para a realização de simulados e uso de nossas Apostilas Prepartórias, que trazem mais de 1.000 questões das últimas provas do Enem para serem resolvidas e depois estudadas nas explicações e comentários detalhados de nossos professores. CLIQUE AQUI PARA OBTER SEU KIT.

Bons estudos e até o próximo artigo!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.