Enem 2015: Inep Atrasa Consulta ao Espelho da Correção da Redação

A liberação da vista pedagógica da correção da redação do Enem 2015 no sistema do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – está mais de um mês atrasada em relação a previsão feita pelo próprio órgão.

A expectativa inicial era que o acesso aos detalhes das redações corrigidas fosse disponibilizado para os milhões de candidatos que prestaram o exame nacional no ano passado até 8 de janeiro, juntamente com a publicação do resultado individual, o que não ocorreu.

Posteriormente, o Inep anunciou em nota oficial (veja a matéria) que a consulta ao espelho da correção em sua página na internet seria providenciada até a segunda semana do mês de março, portanto até dia 12.

Hoje estamos em 20 de abril, mais de 30 dias depois da última previsão fornecida pelo Inep, e os estudantes ainda não puderam conferir os motivos de sua nota na dissertação do exame. Acabamos de realizar testes no sistema e nada. Pior que o atraso é o descaso do instituto em sequer divulgar um comunicado de esclarecimento ou uma satisfação àqueles que aguardam ansiosamente por tais informações.

Para quem prestou pela primeira vez o Enem no ano passado e não sabe do que se trata, a vista pedagógica da redação consiste na divulgação da correção detalhada aos participantes, informando a pontuação em cada uma das 5 competências avaliadas e também dados referentes ao desempenho geral, conforme imagem abaixo.

espelho_redacao

Isso permite entender como a nota final foi atribuída e também os erros cometidos pelo estudante. Para compreender melhor as regras da correção da redação do Enem, leia este artigo.

Quanto a divulgação oficial do espelho das dissertações, será informado em primeira mão aqui no Portal infoEnem assim que ocorrer.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.