Enem 2015: Maioria dos Candidatos é Recorrente no Exame

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela organização do Enem 2015, nesta edição os candidatos que já prestaram o exame pelo menos uma vez serão maioria.

Os dados revelam que, dos milhões de candidatos, mais da metade (5,8 mi) são “veteranos” no exame nacional, ao passo que os 2,7 mi restantes farão o teste pela primeira vez. A última edição em que isso ocorreu foi a de 2011, quando o Enem contou com 1,9 milhão de participantes novatos contra 2,2 mi recorrentes.

Dados ainda mais específicos mostraram que, dos quase 6 milhões de inscritos veteranos, 2,4 milhões prestarão o exame pela segunda vez, 1,5 milhão pela terceira, 864 mil pela quarta vez e mais 1 milhão fará o Enem pela quinta vez ou mais.

Apesar do Inep e MEC não terem uma explicação unânime, especialistas apontam que essa tendência se deve a basicamente dois fatores: os candidatos que não conseguiram acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sisu e Prouni e também o crescente número de participantes treineiros, que são aqueles do segundo ano do ensino médio que fazem o Enem somente para adquirir experiência.

As provas desta edição do maior exame do Brasil ocorrem no final deste mês de outubro, no final de semana dos dias 24 e 25. Para ficar por dentro de notícias, informações e artigos com dicas de estudo, fique ligado em nosso Portal!

Fonte: Agência Brasil

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.