Na manhã desta terça-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para as unidades prisionais e socioeducativas firmarem o termo de adesão, responsabilidades e compromissos do Enem 2016 PPL (Para Pessoas Privadas de Liberdade). O novo prazo segue até amanhã, 12 de outubro.
Tal procedimento é necessário para que os infratores ou jovens que cumprem medidas socioeducativas nessas instituições possam participar do exame e posteriormente concorrer em programas de acesso ao ensino superior, como Sisu, Prouni e Fies.
Vale esclarecer que, após o preenchimento do termo, que é firmado junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização e aplicação das provas, as instituições devem também indicar um responsável pedagógico.
Será essa pessoa, dentro de cada instituição, que terá a função de realizar a inscrição dos candidatos e também de fazer todo o acompanhamento de eventos posteriores, como acesso ao boletim individual dos resultados e inscrições nos programas que usam o desempenho do Enem.
O prazo para inscrições no Enem 2016 PPL ainda está aberto e segue até 21 de outubro. Já as provas, que seguirão o mesmo formato de 180 questões (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação) da primeira aplicação, ocorrerão nos dias 6 e 7 de dezembro.
Para mais detalhes e informações, os interessados podem consultar o Edital do Enem PPL.