Ao longo desta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou um mensagem de texto de celular – SMS – para os milhões de candidatos alertando sobre a possibilidade de revisão do pedido negado de isenção da taxa de inscrição do Enem 2017.
O corpo do comunicado, recebido também pela equipe técnica do Portal infoEnem, trazia o seguinte texto:
Inep – ENEM: Prezado (a) participante, caso necessite de revisão do indeferimento do seu pedido de isenção, consulte a Página do Participante do ENEM.
Apesar de enviado para inúmeros participantes, o lembrete é direcionado apenas aos que se inscreveram no exame nacional, tinham o direito a isenção só que, por confusão, escolheram a opção errada de declaração de carência e tiveram o pedido da gratuidade não aceito e consequentemente o boleto da taxa de R$ 82 gerado automaticamente.
Como o incidente se repetiu com milhares de candidatos, que registraram muitas reclamações após o prazo para pagamento da taxa, que encerrou em 24 de maio, no dia seguinte o Inep, após acordo com o Ministério Público Federal (MPF), abriu prazo para pedido de revisão dos candidatos que tiveram sua isenção indeferida.
O prazo para isso segue até o dia 25 de junho, sendo que os estudantes que encontram-se nesta situação devem reunir os documentos referentes ao tipo de carência a declarar (Lei nº 12.799 ou Decreto nº 6.135), digitalizá-los e fazer o envio para o endereço de e-mail [email protected].
No primeiro caso, será preciso comprovar, cumulativamente, renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa e ter realizado o ensino médio completo em escola pública ou particular como bolsista integral. Já na opção do decreto, é preciso estar inscrito no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal – e comprovar renda familiar mensal máxima de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total mensal de até três salários mínimos.
Para ver a documentação comprobatória aceita em cada caso, todas as orientações para o envio da mensagem de e-mail para o Inep e retirar mais dúvidas, recomendamos a leitura deste artigo explicativo.
11 comments
Estou desempregada ,e também sou de baixa renda.Quero participar juntamente com os candidatos que foram aceitos na isenção.
Enviei o e-mail, porém até o momento não obtive nenhuma resposta. O que faço?
É necessário enviar o comprovante de renda digitalizado é?
estudei a vida toda em escola publica
estou desempregada a dez meses e nao tenho condicoes de pagar a taxa
Nao to podendo pada pois ganho muito pouco
claudio nilo francisco,eu estou deseempreado a mais de 2ano e meio e quem estar trabalhando e a minha esposa tenho um filho de 10 anos,foi por isso que pedi a inserçao de taxa,gostaria de ter uma resposta pois quando eu estava fasendo minha inscriçao quando comecei faser o cadastrounico fui indefirido nao consegui ver minha inscriçao com o numer. numero do nis 1225178824-9,cpf:909034987-15.
Eu estou desempregado a mais de um ano e também sou de baixa renda, não posso pagar a inscrição do ENEM de 2017. Mas gostaria de fazer parte dos que foram aceito. Obrigado. Cícero Francisco.
O rapaz da lan hause fez pra mim o cadastro, quando fui ver ele colocou alguns dados errado, a taxa veio pra mim pagar, tô desempregada, e ficou difícil ter que pagar essa taxa
eu sou de renda familiar baixa renda e não fui aprovado não tenho como pagar.
> Estou desempregado a mais de um ano e sou de baixa renda e no momento eu não posso pagar a taxa de inscrição do ENEM. Mas gostaria de estar junto dos que vão concorrer ao ENEM de 2017. Obrigado; Cícero Francisco.