Enem 2017: Inep Envia SMS Sobre Isenção da Taxa de Inscrição

Ao longo desta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou um mensagem de texto de celular – SMS – para os milhões de candidatos alertando sobre a possibilidade de revisão do pedido negado de isenção da taxa de inscrição do Enem 2017.

O corpo do comunicado, recebido também pela equipe técnica do Portal infoEnem, trazia o seguinte texto:

Inep – ENEM: Prezado (a) participante, caso necessite de revisão do indeferimento do seu pedido de isenção, consulte a Página do Participante do ENEM.

Apesar de enviado para inúmeros participantes, o lembrete é direcionado apenas aos que se inscreveram no exame nacional, tinham o direito a isenção só que, por confusão, escolheram a opção errada de declaração de carência e tiveram o pedido da gratuidade não aceito e consequentemente o boleto da taxa de R$ 82 gerado automaticamente.

Como o incidente se repetiu com milhares de candidatos, que registraram muitas reclamações após o prazo para pagamento da taxa, que encerrou em 24 de maio, no dia seguinte o Inep, após acordo com o Ministério Público Federal (MPF), abriu prazo para pedido de revisão dos candidatos que tiveram sua isenção indeferida.

O prazo para isso segue até o dia 25 de junho, sendo que os estudantes que encontram-se nesta situação devem reunir os documentos referentes ao tipo de carência a declarar (Lei nº 12.799 ou Decreto nº 6.135), digitalizá-los e fazer o envio para o endereço de e-mail [email protected].

No primeiro caso, será preciso comprovar, cumulativamente, renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa e ter realizado o ensino médio completo em escola pública ou particular como bolsista integral. Já na opção do decreto, é preciso estar inscrito no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal – e comprovar renda familiar mensal máxima de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total mensal de até três salários mínimos.

Para ver a documentação comprobatória aceita em cada caso, todas as orientações para o envio da mensagem de e-mail para o Inep e retirar mais dúvidas, recomendamos a leitura deste artigo explicativo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.