Enem 2018: Inep Alerta Sobre Horário e Local de Provas

Se você é um dos mais de 5 milhões da candidatos que vai prestar o Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – no dias 4 e 11 de novembro, deve ter recebido nestes dias (ou irá receber em breve) um alerta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre o horário e o local de provas do teste.

Trata-se de uma campanha de e-mail para conscientizar os participantes para que não se atrasem e consequentemente não percam a avaliação. Na mensagem, cujo título é “Dia 4 de novembro tem Enem. Tem horário de verão também!“, o instituto reafirma que os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início da aplicação às 13h30min, sempre de acordo com o horário oficial de Brasília.

Como há diferença na hora de início em cada unidade federativa por conta de fuso-horário e especialmente pelo horário de verão, que neste ano inicia no primeiro domingo de aplicação do Enem, o corpo do e-mail traz também um infográfico com o horário local de início do exame em cada estado e também no Distrito Federal, conforme imagem.

Além disso, ao final da campanha, há ainda um botão com a frase “Acesse o Cartão de Confirmação da Inscrição“, que leva o estudante diretamente a tela de login na página do participante, no sistema do Inep (veja aqui como consultar o endereço de realização do exame pelo site ou pelo aplicativo do Enem e confira mais dicas sobre o local de prova).

O principal motivo desta campanha do Inep, que deve se intensificar na semana que precede o Enem 2018, é deixar a maioria dos participantes antenados em relação ao horário de início da avaliação. Isso porque, como informamos anteriormente nesta publicação, o Governo Federal não acatou o pedido do Ministério da Educação (MEC) para postergar o início do horário de verão para depois da aplicação do exame. Desta forma, o instituto nacional visa tentar reduzir ao máximo a taxa de abstenção, ou seja, de faltas no exame, que nos últimos anos tem beirado 30% do total de candidatos.

Inep Recomenda Seguir Canais Oficiais Para Evitar Fake News Sobre Enem

Assim como diversos assuntos que tomam conta da mídia, o Enem também é passível de sofrer com as fake news, as notícias falsas que tem invadido a internet e redes sociais. Para evitar cair em em notícias como “Enem foi cancelado” e “Prova do Enem vazou”, entre outras, o Inep recomenda seguir os canais oficias e suas contas nas principais redes sociais. Confira a relação de links importantes abaixo para você seguir:

  • Site do Enem – endereço eletrônico do exame, que pode ser acessado em enem.inep.gov.br;
  • Aplicativo do Enem – app do aplicativo disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais AppStore (iOS) e Google Play Store (Android). Baixe aqui;
  • Portal do Inep – site do órgão responsável pela organização e aplicação do Enem (portal.inep.gov.br);
  • Sistema Enem e Página do Participante – área de comunicação direta do candidato com o exame. Foi lá que se criou uma conta e se fez a inscrição, se consultou o cartão de confirmação da inscrição e se verá os resultados. Acesse em enem.inep.gov.br/participante;
  • Facebook – conta do Inep no Facebook;
  • Instagram – conta do instituto no Instagram;
  • Twitter – perfil na rede social Twitter;
  • Youtube – canal na plataforma de vídeos YouTube.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.