Enem 2018: Recurso da Isenção da Taxa de Inscrição Vai Até 29 de Abril

O prazo para candidatos que pediram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – ou que tentaram justificar a falta na edição de 2017 entrarem com recurso segue até este domingo, 29 de abril.

Tal etapa está prevista no Edital do exame (consulte aqui) para estudantes que tentaram obter a gratuidade porém tiveram sua solicitação reprovada. O prazo teve início na última segunda-feira (23), mesma data de liberação do resultado com as requisições da isenção da taxa de R$ 82,00 aprovadas (veja mais).

O processo é gratuito e deve ser efetivado pela internet, no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por organizar e elaborar o Enem.

Ao efetuar o login com número de inscrição e senha do Enem, o estudante já será direcionado para a tela onde poderá visualizar as exigências não atendidas e a opção enviar os arquivos digitalizados para comprovar a condição que concederá o benefício da isenção em 2018 ou justificará a ausência no Enem 2017.

  • confira a lista de documentos para pedir a isenção
  • veja a relação de papéis para confirmar a justificativa de falta no Enem 2017

Ao finalizar o procedimento online, o sistema emitirá um alerta confirmando que os documentos foram enviados. Seguindo o calendário do exame nacional, o resultado desta etapa de interposição de recursos será publicado, também na página do participante, no dia 5 de maio.

Independentemente de ter conquistado a gratuidade ou justificado falta com sucesso, o candidato deve realizar normalmente sua inscrição no Enem 2018, no período que vai do dia 7 a 18 de maio. No caso de negação da isenção, o participante terá ainda que efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) – boleto da taxa – para confirmar participação nas provas que acontecem nos domingos dos 4 e 11 de novembro.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.