Enem Digital: Foi mais fácil? Posso pedir reaplicação?

Passadas as provas impressas e digitais do Enem 2020, chegou a hora de compararmos e avaliarmos as duas modalidades do exame. Além disso, como as provas do Enem 2020 foram aplicadas durante a pandemia do Covid-19, a abstenção foi alta para ambas as modalidades, e os alunos que não puderam participar das provas digitais por estarem com sintomas de covid-19 ou doenças infectocontagiosas podem pedir a reaplicação do exame. Confira tudo isso a seguir!

A prova do Enem digital foi realmente mais fácil?

Como você já deve saber, a presença de uma versão digital das provas do Enem foi a grande novidade para o Enem 2020! A versão digital do Enem 2020 seria aplicada para cerca de 100 mil estudantes, como parte de um projeto que pretende tornar o Enem totalmente digital até o ano de 2026.

No entanto, desde o primeiro dia de aplicação das provas digitais, surgiram nas redes sociais uma série de reclamações sobre o nível de dificuldade da prova digital do Enem, que supostamente estaria mais fácil que a versão impressa do exame, fazendo com que alguns alunos se sentissem injustiçados.

Apesar das reclamações dos alunos, as provas cobravam conteúdos de níveis de dificuldade parecidos. Obviamente, é normal (e necessário) que haja variações entre os assuntos abordados, para que a prova não se torne previsível. Desta maneira, o que pode ter acontecido foram situações em que os alunos desconheciam algum conteúdo da prova impressa, mas conheciam o conteúdo da prova digital, o que levou a sensação de facilidade da versão digital do exame. Mesmo assim, os conteúdos cobrados em ambas as provas são comuns para o ensino médio.

Vale ressaltar também que as questões foram retiradas do mesmo banco de questões, o que reforça a mudança aleatória nos temas cobrados. E a correção de ambas as provas serão baseadas na Teoria da Resposta ao Item (TRI), o conhecido método “anti-chute” do Enem. Portanto, pode-se afirmar que os níveis apresentados pelas provas impressa e digital do Enem foram similares, apenas ocorrendo variações aleatórias nos temas cobrados.

Participantes do Enem digital também podem pedir reaplicação

Da mesma maneira que ocorreu para a versão impressa do Enem 2020, os alunos que não puderam participar da prova digital do Enem devido a sintomas de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação do Enem 2020, assim como alunos que enfrentarão problemas estruturais e logísticos (de responsabilidade do Inep).

O prazo para solicitar a reaplicação começa hoje (08/02) e vai até a próxima sexta-feira (12/02). Para realizar a solicitação, você deve acessar a Página do Participante e anexar os documentos comprobatórios da situação, quando necessário. No entanto, não haverá reaplicação digital da prova do Enem, e as provas serão impressas. A reaplicação das provas do Enem para todos os candidatos e para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Assim como ocorreu para a versão impressa do Enem, as provas digitais tiveram uma abstenção muito grande (a abstenção média para as provas digitais ficou acima dos 70%). Apesar disso, em função das dificuldades enfrentadas ao longo de 2020 e da situação atual do país em relação a pandemia do covid-19, as abstenções recordes já eram esperadas. Portanto, apesar das dificuldades, podemos dizer que este é o início de uma grande mudança que ocorrerá nas provas do Enem nos próximos anos!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!