Enem Digital Poderá Ser Testado Por Treineiros em 2015

Desde o início do ano o ex-ministro da educação Cid Gomes deixou clara sua intenção de tornar a prova do Enem digital, ou seja, realizada pela internet. Após sua saída e entrada do substituto Renato Janine Ribeiro, o projeto continuou nos planos do Ministério da Educação (MEC).

O Edital do Enem 2015, publicado nesta semana e que traz todas as regras do exame nacional, menciona em um trecho que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderá convidar candidatos treineiros para a realização da versão digitalizada da prova.

Vale esclarecer que são considerados treineiros aqueles alunos menores de 18 anos e que irão concluir o ensino médio após 2015, sendo que não poderão aproveitar os resultados do Enem para conclusão desta etapa escolar tampouco para ingresso no ensino superior. Em outras palavras, trata-se dos estudantes que irão prestar o exame somente para acumular experiência e avaliar seus conhecimentos.

Neste modelo, o participante poderá agendar uma data para realização da prova, que ocorrerá num dos locais autorizados pelo governo. As questões serão sorteadas aleatoriamente em um banco público com enorme quantidade de itens nas quatro áreas de conhecimento envolvidas pelo exame.

Os candidatos que farão o Enem 2015 para tentar benefícios de programas do governo como Sisu, Prouni e Fies, farão a edição tradicional da prova, que consiste num exame impresso que utiliza questões de um banco de itens secreto e será realizado apenas uma vez, nos dias 24 e 25 de outubro.

A intenção do MEC com tal medida é aproveitar a edição deste ano para realizar testes iniciais com o sistema e organização do Enem online, que poderá se tornar oficial para todos os participantes nos próximos anos.

Fonte: Agência Brasil

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.