Enem é Aproveitado Para Acesso em 671 Mil Vagas em 2015

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o governo federal disponibilizou um total de 671 mil oportunidades de acesso ao ensino superior público e privado neste primeiro semestre de 2015.

Os dados envolvem três dos principais programas que aproveitam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja cada um deles e a sua contribuição abaixo:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): preencheu 206 mil vagas em universidades públicas e institutos federais participantes;
  • Programa Universidade para Todos (Prouni): disponibilizou 213 mil bolsas de estudo parciais (50%) e integrais, em faculdades e centros universitários de todo o Brasil;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): beneficiou alunos de instituições privadas de ensino superior firmando 252 mil novos contratos de financiamento estudantil.

Entre os programas do governo citados, merece maior destaque o Fies, que antes exigia apenas que o candidato tivesse prestado qualquer edição do exame nacional a partir de 2010.

Entretanto, após portaria publicada no primeiro trimestre, a qual entrou em vigor no dia 30 de março, a inscrição de estudantes para novos contratos passou exigir desempenho médio igual ou superior a 450 pontos no Enem, além de pontuação mínima de 500 na redação.

Os dados revelados pelo MEC, juntamente com a mudança nas regras para contratação do Fies, consolidam ainda mais o exame nacional como principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Cada uma das três plataformas devem contar com mais uma edição ainda neste ano. Informações mais detalhadas como datas e quantidade de vagas, contudo, ainda não foram divulgadas.

Fonte: brasil.gov.br/educacao

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.