Enem pode ser exigido para acesso ao diploma via EJA

O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) elaborou projeto de lei para tornar obrigatória a exigência da participação e pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos estudantes que estão concluindo o segundo grau pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o deputado, o principal objetivo da medida é dificultar a venda de diplomas / certificados falsos de ensino médio no país, mantendo um nível de exigência padronizado e coerente para obtenção do documento.

“Essa via de elevação da escolaridade não pode, em absoluto, representar uma alternativa de qualidade inferior ou um caminho excessivamente facilitado para obtenção de certificados”.

No anuncio do projeto de Lei 6668/13, Otavio Leite também citou casos polêmicos que ganharam notoriedade na imprensa carioca, nos quais diplomas chegaram a ser vendidos no Rio de Janeiro por 4.500 reais.

O projeto terá análise conclusiva das comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

Sobre o EJA, diploma e o Enem

O EJA consiste numa modalidade de ensino que foi criada para suprir a necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada, concedendo-lhes ao final do processo o diploma deste nível de escolaridade.

Vale lembrar ainda que aqueles que não possuem o certificado do ensino médio podem prestar o Enem para retirada do diploma, mediante conquista de uma pontuação mínima em cada uma das quatro provas objetivas e na redação. Para entender melhor as regras deste processo, leia nossa página sobre o assunto.

Fonte: Câmara Notícias

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.