Enem pode ter questões de Francês, Alemão e Mandarim

No modelo atual, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  possibilita aos candidatos escolher entre duas línguas estrangeiras (inglês ou espanhol). Mas o leque dessas escolhas pode aumentar (e muito!).  Pelo menos foi o que disse Aloizio Mercadante na última quarta-feira, dia 12, após evento com o presidente da França, François Hollande. 

De acordo com o ministro da Educação, o governo brasileiro estuda a possibilidade de incluir outros idiomas como opção na prova do Enem, entre eles o francês, o mandarim e o alemão.

Referente especificamente a prova de francês, o ministro afirmou que será feito um estudo da demanda. “Eu disse que vamos, antes de tomar essa decisão, fazer uma avaliação para ver a demanda que existe. Mas é uma possibilidade. Se houver volume significativo de estudantes para que seja mais uma opção, podemos ampliar não só para o francês”, garantiu.

Já François Hollande demostrou total interesse na inclusão do francês no Enem e ressaltou a possibilidade de uma parceria. “Eu desejo, e digo na frente do ministro, que a possibilidade de optar pela língua francesa no vestibular possa ser facilitada e ampliada. A recíproca é verdadeira. Há um projeto de língua bilingue que existe na França. Desejamos, em várias escolas, lecionar o português”, afirmou o presidente francês.

É esperar para ver.

 

0 Shares:
2 comments
  1. Eu na espera da língua francesa e no final de tudo , como de hábito no Brasil, ficou somente na promessa.
    Oh là là!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like