Enem: Saiba Como Aproveitar as Redes Sociais nos Estudos

As redes sociais podem ser grandes aliadas em seus estudos, contribuindo de diversas maneiras em seu preparo para o vestibular e Enem. Aqui enumeramos apenas algumas das possibilidades de utilizá-las para conseguir aquela tão sonhada vaga na universidade.

1. Informar-se sobre atualidades quanto a assuntos importantes para o Brasil e o mundo

Diversos portais de notícias mantêm perfis em redes sociais, como Facebook e Twitter, o que é um prato cheio para acompanhar os fatos do dia-a-dia. Para ter um cardápio variado de fontes jornalísticas, procure sempre acompanhar mais de um periódico. A lista de opções é imensa: Veja, Carta Capital, Folha de S. Paulo, Estadão, Le Monde diplomatique Brasil, Correio Braziliense etc.

Além dessas agências de comunicação tradicionais, uma opção para aumentar seu repertório é acompanhar o que é publicado por institutos de pesquisa e órgãos internacionais. Como exemplo do primeiro caso, podemos citar o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que divulga estudos e realiza debates acerca de políticas públicas brasileiras. Exemplificando o segundo caso, há o perfil ONU Brasil, tanto no Facebook quanto no Twitter, responsável por divulgar vídeos, documentários e notícias sobre sustentabilidade, ações humanitárias e direitos humanos.

redes

2. Pedir ajuda online em grupos de estudo

O Facebook permite a criação de grupos de finalidades específicas, o que possibilita que encontremos aqueles que mais se adequem às nossas necessidades. Alguns deles têm por finalidade disponibilizar, de forma colaborativa, ajuda aos vestibulandos. Para encontrá-los, basta procurar por algumas palavras-chave no campo de buscas do Face: “vestibular”, “enem” e o nome de algumas disciplinas (como física e matemática) resultam em diversas opções. Para selecionar qual grupo se encaixa melhor em suas necessidades, procure ler as descrições e regras de cada um deles.

3. Utilizar páginas e perfis para estudar

Assim como nós do Portal infoEnem publicamos artigos sobre conteúdos do Ensino Médio, notícias de vestibulares e questões comentadas, outros perfis em redes sociais também podem ser úteis para estudar. Porém, lembre-se: procure sempre checar a qualidade da equipe envolvida na produção do material postado, pois acreditar em qualquer fonte online pode resultar em informações erradas.

Feita essa ressalva, uma rede social interessante para o aprendizado de idiomas é o Livemocha, a qual permite, a partir de um sistema de engajamento em atividades dentro da comunidade, que você aprenda uma língua estrangeira de graça.

Um grupo interessante para se acompanhar no Facebook, desta vez relacionado ao estudo do português, é o SUA LÍNGUA, que reúne artigos do professor Cláudio Moreno, doutor em Letras e autor de diversos livros sobre gramática, etimologia e curiosidades linguísticas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.