Existem vários conteúdos cujos conceitos e entendimento são facilitados pelo nosso cotidiano. Entretanto, quando falamos na diferença entre Peso e Massa, nosso dia a dia prejudica a compreensão da matéria. Veja a frase abaixo:
“Eu estou pesando 85 Kg.”
Essa simples frase, usada por praticamente todas as pessoas, conceitualmente traz um erro gravíssimo, pois “peso” não é medido em quilogramas.
Embora ambas tenham bastante ligação (como por exemplo, serem proporcionais), são grandezas bem diferentes tecnicamente falando. Vamos ver as diferenças teóricas dessa duas grandezas físicas:
Massa
Grandeza física escalar que mede a “quantidade de matéria” de um corpo, cuja unidade de medida no Sistema Internacional de Medidas (SI) é o quilograma (Kg). A massa é intrínseca ao corpo e não varia de acordo com o local.
Peso
Grandeza física vetorial, cuja a unidade no SI é o Newton (N). O Ou seja, peso é uma força, cuja intensidade pode ser representada com a seguinte fórmula:
P = m.g
Onde: m = massa (Kg) / g = Aceleração da gravidade local (m/s2)
A intensidade peso depende tanto do corpo (devido a massa) quanto do local (devido a gravidade), conforme revela a equação acima.
Dessa forma, podemos entender as diferenças dessas grandezas quando, supostamente, uma pessoa sai da Terra e vai até a Lua. Considere os seguintes dados.
- Massa da pessoa – 85kg
- Aceleração da gravidade da Terra: 10 m/s2
- Aceleração da gravidade da Lua: 1,5 m/s2
Com tais informações, podemos fazer as seguintes afirmações:
- A massa da pessoa não varia. Ou seja, tanto na Terra quanto na Lua valem 85kg.
- O peso da pessoa na Terra vale 850N, pois: P=85×10.
- O peso da pessoa na Lua vale 127,5N, pois: P=85×1,5.
Fácil, não é?
Depois de entender cada uma dessas grandezas, podemos perceber como confundimos rotineiramente os conceitos de massa e peso. Claro que não precisa (nem deve, pois seria deselegante) cobrar o conhecimento desses conceitos do seu açougueiro. Entretanto, nas questõrs de Física do Enem e de outros vestibulares não pode haver essa confusão.